Dinheiro

Você pode SACAR VALORES ESQUECIDOS da época do Collor e não sabia

Publicado por
Rodrigo Peronti

Você pode sacar valores esquecidos da época do Collor e não sabia | Você pode ter um dinheiro antigo para receber e nem faz ideia disso. É o caso de inúmeros brasileiros que possuem valores parados da década de 90, os quais não foram mencionados até então.

Poucas pessoas sabem, mas alguns valores da época em que Fernando Collor de Melo era presidente continuam disponíveis para retirada.

Você pode sacar valores esquecidos da época do Collor e não sabia

O que é o Plano Collor?

Durante o mandato de Fernando Collor de Melo como presidente do Brasil, houve um bloqueio das cadernetas de poupança. Essa medida, conhecida como Plano Collor, tinha o objetivo de conter a hiperinflação. Cerca de US$ 100 bilhões foram confiscados, equivalendo a quase 30% do PIB brasileiro de 1990.

E o que esses valores tem a ver comigo?

Acredite ou não, muita gente tem direito a esse dinheiro e nem sabe. Conforme a Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo), aproximadamente 140 mil pessoas têm valores a serem recuperados. Isso porque, ao longo dos anos, muitos que reivindicavam esse dinheiro faleceram, mas seus direitos passaram para familiares como cônjuges, filhos e até parentes de 4º grau.

Se você tem um parente que viveu nesse período, vale a pena verificar!

Como faço para checar se tenho algo a receber?

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do seu Estado.
  2. Procure pela seção “consulta de processos”.
  3. Digite o nome e CPF do possível titular do valor.
  4. Se o processo estiver na Justiça Federal (como no caso de ações contra a Caixa Econômica Federal), você deve procurar no site correspondente.

Dica: A consulta geralmente é gratuita. Se tiver dúvidas, pode ir ao Fórum da sua cidade e pedir informações.

Descobri que sou herdeiro! E agora?

Se você se identificou como herdeiro de um valor, é hora de procurar um advogado. Ele cuidará de toda a documentação e te ajudará no processo para receber o que é devido.

E tem prazo para sacar esses valores?

Sim, e fique atento! Graças ao Acordo Coletivo dos Planos Econômicos de 2018, os herdeiros têm até junho de 2025 para requerer seus valores referentes aos planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II.

Conclusão

O passado pode ter uma surpresa financeira para você e sua família. Se você suspeita que um parente pode ter sido afetado pelo Plano Collor, não perca tempo. Essa pode ser uma chance de recuperar uma parte importante da história financeira da sua família!