Você pode sacar dinheiro esquecido no banco de um familiar falecido
Ao vivenciar a perda de um familiar que faleceu, questionar-se sobre suas finanças pessoais e descobrir o estado em que foi deixado geralmente parece inadequado, e até mesmo desaprovado pelo restante das pessoas próximas naquele momento. No entanto, é necessário fazê-lo.
A tarefa de consultar suas contas a receber, a pagar, suas economias e os bens que deixou para seus dependentes econômicos costuma ser adiada devido ao luto que vivencia, mas apesar de ser um momento delicado, é importante designar pelo menos um membro do família para realizar o procedimento. Principalmente se o familiar tiver algum dinheiro esquecido no banco.
Recentemente, o Banco Central liberou a grana esquecida por milhões de pessoas e empresas em todo o país. A boa notícia é que os herdeiros, filhos e filhas, viúvas ou viúvos ou dependentes de titulares da contas corrente ou donos de empresas que morreram têm direito de sacar esses valores esquecidos nos bancos.
A grana já foi liberada pelo Banco Central (BC), e você já pode consultar se seu familiar falecido tem algum dinheiro por lá.
Basta apenas ter os números do CPF e data de nascimento no caso de pessoa física, e do CNPJ e data da abertura da empresa. A consulta pode ser feita por meio do site https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico/.
Caso os familiares identifiquem dinheiro a receber, receberá um aviso informando sobre o saldo existente, mas o BC ainda não definiu como os familiares poderão sacar os valores esquecidos.
Se você receber uma resposta positiva, sim, você tem valores esquecidos nos bancos para receber. Esse aviso surgirá na tela do computador ou celular.