Você pode estar fazendo errado sem saber: o segredo que você não conhece sobre a cerveja sem álcool| Por gerações, nos reunimos em torno de copos gelados de cerveja, um símbolo de celebração, camaradagem e relaxamento. No entanto, na busca contínua por alternativas mais saudáveis, muitos de nós nos voltamos para a cerveja sem álcool, acreditando que estamos fazendo uma escolha consciente.
Mas, e se eu lhe dissesse que, mesmo nessa opção aparentemente simples, há um detalhe surpreendente que muitos de nós temos ignorado? Um pequeno segredo que poderia mudar sua percepção daquela lata ou garrafa inocente. Prepare-se para ver a cerveja sem álcool sob uma nova luz!
O Brasil e a Cerveja no cenário mundial
Ao pensar em cerveja, talvez sua mente voe para países tradicionalmente cervejeiros, como Alemanha ou Bélgica. No entanto, o Brasil ocupa um posto de destaque. Somos o terceiro maior produtor dessa bebida tão amada, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos. Impressionante, não?
De acordo com o relatório da Kirin Holdings Company, divulgado em dezembro de 2022, que avaliou o consumo mundial do ano de 2021, o Brasil figura como o terceiro maior consumidor de cerveja globalmente. Em números, isso significa que foram consumidos impressionantes 14.550 quilolitros de cerveja no país. Para dar uma perspectiva mais pessoal, isso representa uma média de 69,7 litros por habitante.
A ascensão da Cerveja Sem Álcool
Enquanto a cerveja tradicional sempre fez sucesso, há uma tendência crescente entre os apreciadores da cerveja sem álcool. Mas, por que esse crescimento? Será que é apenas por evitar os efeitos da bebida?
O segredo que você não conhece sobre cerveja sem álcool
Agora, segure sua caneca, porque aqui vai uma informação que talvez você não saiba. Muitos ainda desconhecem seu “segredo”. Contrariando a nomenclatura, ela não é completamente “livre de álcool”. Na verdade, contém uma quantidade baixa dessa substância, que pode variar de acordo com a marca e o método de produção.
A legislação na Brasil, por exemplo, considera “cerveja sem álcool” aquelas com teor alcoólico inferior a 0,5%. Em outros países europeus, esse limite variam de 0,5% a 1%. Isso significa que se você consumir várias dessas cervejas, pode ultrapassar o nível permitido de álcool no sangue, especialmente se for dirigir.
Mas, as surpresas não param por aí. Além de álcool, essa cerveja contém calorias. Uma pesquisa da Universidade Complutense de Madrid revela que uma lata de 33 centilitros tem aproximadamente 75 calorias. Ou seja, não é uma bebida “light” e deve ser consumida com moderação.
E a 100% sem alcool?
Mas, calma! Se você busca uma opção genuinamente livre de álcool, a cerveja 0,0% é a sua solução. Ela é, de fato, isenta de álcool, sendo uma opção segura para quem quer apreciar a bebida e depois pegar a estrada.
Além disso, quase metade dos apreciadores opta por essa versão quando deseja saborear a cerveja sem preocupações com testes do bafômetro.
Conclusão
A cerveja é uma paixão mundial, e o Brasil tem sua relevância nesse cenário. Mas, como em tudo na vida, é importante estar informado. Seja para fazer boas escolhas ou simplesmente para apreciar com moderação, a informação é sempre sua melhor aliada. E agora, já sabe qual será sua próxima escolha? Seja qual for, brinde com responsabilidade!