Você gosta de azeite? Conheça 4 os erros que jamais devemos cometer ao usá-lo.
Se você é um daqueles que usa azeite para refogar, conservar, assar ou marinar, preste atenção e evite cometer esses erros na cozinha.
Conhecido como “ouro líquido”, graças ao seu alto nível de ácidos graxos, o azeite é um verdadeiro tesouro nutricional. Uma colher de chá diariamente ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e protege as articulações.
>Aprenda a desinfetar adequadamente o repolho com vinagre em 5 minutos!
Além de suas propriedades medicinais, o azeite é um aliado indispensável na cozinha. Seus usos são incontáveis, seja para temperar, marinar, emulsionar, refogar, refogar, picles ou confit, é importante que você aprenda a usá-lo da maneira correta e evite cometer esses erros na cozinha.
>Aprenda a preparar o melhor molho de tomate para macarrão em 5 minutos e com 3 ingredientes!
Veja 4 erros mais comuns ao usar azeite na cozinha
1. Frite em azeite . Quando fritamos, o óleo atinge altas temperaturas e, no caso do azeite, afeta o sabor e as propriedades, por isso é recomendável usar óleo de canola, canola ou girassol para fritar.
2. Queime o azeite . É muito comum que, ao refogar um pedaço de carne, o óleo seja derramado na panela enquanto estiver aquecendo e sem perceber, queimamos o óleo. Recomenda-se aquecer a panela primeiro e alguns minutos antes de cozinhar, despeje o azeite.
>Surpreenda a todos com este delicioso creme de queijo, batatas e bacon
3. Exponha o óleo à luz . Se você costuma armazenar azeite em um local quente com pouca entrada, está cometendo um erro grave. Recomenda-se armazenar o recipiente em local fresco e escuro, para evitar a degradação.
>Bolo de chocolate delicioso e fácil com morangos e leite condensado
4. Meça o sabor pelo grau de acidez . Se você é um daqueles que pensam que quanto maior a acidez, mais sabor, você está errado. A acidez não tem nada a ver com o paladar. A acidez de um óleo indica a porcentagem de ácido oleico livre presente no produto.