Tecnologia

Você exclui seu histórico de navegação? Veja porque você deve fazer isso

Publicado por
Yanara Cardeal

Como todos sabemos, o mundo de hoje é gerido pela Internet em tudo o que fazemos, seja no trabalho, para comunicar com a nossa família, realizar um procedimento, fazer uma compra, etc. Ou seja, seja qual for o motivo da consulta na web, nossas informações são totalmente expostas.

Na verdade, podemos estar pensando que não há privacidade porque nosso dispositivo funciona como um espião. Pode parecer exagerado, mas não é e devemos proteger nossos dados pessoais.

No entanto, devemos entender por que isso acontece e nos deixa preocupados. A verdade é que quando enviamos uma mensagem ou fazemos uma ligação, imediatamente a web ou as redes sociais começam a nos bombardear com artigos relacionados ao tema que discutimos.

O que significa que isso acontece assim?

Isso significa que quando fazemos consultas na internet, nos aplicativos de compras ou nas redes sociais que usamos regularmente, as preferências são salvas na pesquisa. A razão é porque tudo é armazenado no histórico de navegação, daí a importância de limpar o histórico.

Além disso, segundo especialistas, eles apontam que provedores como Bing ou Google salvam as buscas realizadas pelos usuários e vendem essas informações para os anunciantes.

Diante dessa realidade, o melhor é tomar as medidas necessárias, vejamos abaixo como fazer:

A importância de limpar seu histórico de navegação

Antes de tudo, devemos deixar claro que todas as pesquisas que fazemos toda vez que entramos no navegador são armazenadas no histórico de pesquisa.

Mais importante, quanto mais tempo deixamos o histórico de forma prolongada, as informações privadas podem ser acessadas por qualquer pessoa.

Outro benefício importante é que desta forma estaremos depurando a memória, ou seja, ajudando nosso dispositivo a funcionar de forma otimizada.