Você deve deixar seu roteador Wi-Fi doméstico ligado o dia todo?

Uma das principais preocupações dos usuários é o consumo de energia do roteador

É aconselhável desligar o roteador ? É uma das perguntas que a maioria das pessoas se faz e a verdade é que muitos o deixam o dia todo e não o tocam mais. No entanto, também há quem o desliga para consumir menos energia ou porque acredita que desta forma estranhos não se infiltrarão no sinal.

Obviamente, o roteador faz parte do consumo de eletricidade da casa, embora seja pouco comparado a outros aparelhos. Além disso, deve-se considerar que esses dispositivos são projetados para estarem ativos sempre e em quase todas as circunstâncias e alguns modelos duram anos sem serem manipulados.

Há um amplo debate sobre este tópico, se o estresse dos componentes ao desligá-lo e ligá-lo é pior para o roteador ou se ele permanece sempre ligado. No entanto, é aconselhável mantê-lo ativo em geral, mesmo o dia todo, se for essencial, embora possa haver momentos em que seja necessário desligá-lo por algumas horas.

De qualquer forma, se você for sair de casa por alguns dias, vale a pena desconectá-lo, como acontece com todos os aparelhos elétricos que você possui, se sua intenção final for economizar dinheiro na conta mensal de eletricidade.

O que significa quando o roteador mostra uma luz azul piscando?

Em muitos casos o sinal de internet não funciona como deveria e muitas pessoas optam por checar o roteador de casa ou do trabalho para verificar se o aparelho está desligado ou tem problemas de conexão. Nesse sentido, há momentos em que o referido dispositivo, em vez de mostrar uma luz verde ou amarela, reflete luzes azuis. Se você teve a oportunidade de presenciar e não sabe o que significa, nesta nota explicaremos por que isso acontece.

Que você possa ver uma luz azul no seu roteador é muito normal. Este é um sinal que indica que o local tem internet, mas geralmente é apresentado nas redes 2,4 e 5 Ghz nos ícones de upload e download. No entanto, na situação em que começa a piscar, significa que está se reconectando a outras redes novamente. Além disso, se for perdido e ficar verde, é recomendável conectar e desconectar o dispositivo novamente.

As luzes, na maioria dos casos, devem ser azuis para você realmente ter internet de banda dupla. Se apenas o downlink estiver visível em azul e não o uplink, pode ser que sua velocidade seja imperfeita.

Notícias em destaque

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação