Ter pisos sempre brilhantes e cheirosos é o sonho de todo mundo. Para conseguir isso sem preocupações, você precisa do método certo. Hoje apresentaremos uma forma simples e eficaz: o método japonês, uma técnica que combina atenção aos detalhes e os produtos certos para garantir um resultado perfeito. Vamos descobrir isso juntos.
Como aplicar o método japonês para limpar pisos
A adoção do método japonês oferece muitas vantagens. Além de limpar o chão, prolonga sua vida útil e melhora a estética da casa, tornando-a mais acolhedora. Todos sabemos que manter o piso limpo reduz os riscos de alergias e problemas respiratórios causados por resíduos de poeira e sujeira. Por fim, um fato que não deve ser esquecido é que ao utilizar produtos naturais, você ajuda sua saúde e o meio ambiente.
Mas vamos ao trabalho. Primeiramente, você terá que escolher o detergente mais adequado para o material do seu piso, que pode ser madeira, cerâmica, mármore ou laminado. Por exemplo, para pisos de madeira, pode-se usar um detergente que contenha óleos naturais, que nutrem a madeira e mantêm o brilho, ou sabão de Marselha, azeite e limão, ou água e vinagre. Para cerâmica e mármore, você pode escolher um detergente neutro, como bicarbonato ou sabão de Marselha.
Depois de escolher o detergente e aplicá-lo no chão, deverá enxaguá-lo com água morna. O enxágue, por mais trivial que pareça, é muito importante para eliminar resíduos de sabão e, principalmente, para evitar a formação de manchas e estrias. A água deve ser morna, pois ajuda a eliminar resíduos.
Finalmente, você terá que prosseguir com a secagem. Muitas vezes, essa etapa é eliminada, mas para obter resultados perfeitos, é fundamental absorver a umidade e polir o pavimento. Pegue um pano limpo e esfregue bem toda a superfície.