VITORIA! Novo anúncio de incentivos do governo pega motoristas de surpresa | A equipe econômica do governo brasileiro está considerando a inclusão de incentivos à renovação da frota de caminhões no pacote de medidas destinadas a reduzir os custos dos carros populares. Os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) discutiram o assunto e já apresentaram uma proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o programa voltado à indústria automobilística foi redesenhado com a aprovação do presidente e deve ser finalizado até a próxima segunda-feira (05/06), no máximo.
Além de incluir os incentivos aos caminhões, a equipe econômica também busca estabelecer critérios mais claros para a redução de impostos sobre os carros populares, visando proporcionar maior previsibilidade em relação aos benefícios fiscais que precisarão ser compensados.
Na semana passada, o governo anunciou benefícios fiscais para carros de até R$ 120 mil, com base em critérios como eficiência energética, preço e conteúdo nacional. No entanto, ainda há a necessidade de detalhar como será monitorada a redução dos impostos, qual será o impacto na arrecadação e como a medida será compensada para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e não comprometer a meta de redução do déficit das contas públicas deste ano.
A ideia de retirar caminhões com alta quilometragem de circulação e oferecer incentivos para a compra de veículos novos não é nova. No final do ano passado, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro regulamentou as regras do Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária, conhecido como Programa Renovar.
Esse programa tinha o objetivo de estimular, de maneira voluntária, a retirada de circulação de veículos que não atendessem aos parâmetros técnicos de rodagem ou que respiravam mais de 30 anos de fabricação. Na época, o governo indicou que havia 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil, dos quais 26% tinham mais de 30 anos de fabricação.
Com a inclusão dos incentivos à retenção da frota de caminhões no pacote de medidas para baratear o carro popular, o governo espera apoio não apenas a indústria automobilística, mas também o setor de transporte de cargas, confiante para a modernização da infraestrutura rodoviária do país e para a redução de emissões de poluentes. Resta aguardar a finalização do programa e a divulgação dos detalhes para avaliar o impacto e a viabilidade dessas medidas.
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