VITORIA! Novo anĂșncio de incentivos do governo pega motoristas de surpresa | A equipe econĂŽmica do governo brasileiro estĂĄ considerando a inclusĂŁo de incentivos Ă renovação da frota de caminhĂ”es no pacote de medidas destinadas a reduzir os custos dos carros populares. Os ministĂ©rios da Fazenda e do Desenvolvimento, IndĂșstria, ComĂ©rcio e Serviços (MDIC) discutiram o assunto e jĂĄ apresentaram uma proposta ao presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o programa voltado Ă indĂșstria automobilĂstica foi redesenhado com a aprovação do presidente e deve ser finalizado atĂ© a prĂłxima segunda-feira (05/06), no mĂĄximo.
AlĂ©m de incluir os incentivos aos caminhĂ”es, a equipe econĂŽmica tambĂ©m busca estabelecer critĂ©rios mais claros para a redução de impostos sobre os carros populares, visando proporcionar maior previsibilidade em relação aos benefĂcios fiscais que precisarĂŁo ser compensados.
BenefĂcios fiscais para carros de atĂ© R$ 120 mil
Na semana passada, o governo anunciou benefĂcios fiscais para carros de atĂ© R$ 120 mil, com base em critĂ©rios como eficiĂȘncia energĂ©tica, preço e conteĂșdo nacional. No entanto, ainda hĂĄ a necessidade de detalhar como serĂĄ monitorada a redução dos impostos, qual serĂĄ o impacto na arrecadação e como a medida serĂĄ compensada para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e nĂŁo comprometer a meta de redução do dĂ©ficit das contas pĂșblicas deste ano.
CaminhÔes com alta quilometragem fora de circulação
A ideia de retirar caminhĂ”es com alta quilometragem de circulação e oferecer incentivos para a compra de veĂculos novos nĂŁo Ă© nova. No final do ano passado, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro regulamentou as regras do Programa de Aumento da Produtividade da Frota RodoviĂĄria, conhecido como Programa Renovar.
Esse programa tinha o objetivo de estimular, de maneira voluntĂĄria, a retirada de circulação de veĂculos que nĂŁo atendessem aos parĂąmetros tĂ©cnicos de rodagem ou que respiravam mais de 30 anos de fabricação. Na Ă©poca, o governo indicou que havia 3,5 milhĂ”es de caminhĂ”es em circulação no Brasil, dos quais 26% tinham mais de 30 anos de fabricação.
Com a inclusĂŁo dos incentivos Ă retenção da frota de caminhĂ”es no pacote de medidas para baratear o carro popular, o governo espera apoio nĂŁo apenas a indĂșstria automobilĂstica, mas tambĂ©m o setor de transporte de cargas, confiante para a modernização da infraestrutura rodoviĂĄria do paĂs e para a redução de emissĂ”es de poluentes. Resta aguardar a finalização do programa e a divulgação dos detalhes para avaliar o impacto e a viabilidade dessas medidas.
Veja também: SAIU: Governo anuncia medidas para baratear compra de carros novos