O aparecimento de rugas e linhas de expressão e, posteriormente, sinais mais acentuados são evidências claras do processo de envelhecimento, que é biológico e natural. Esses sinais começam a ficar evidentes por volta dos 40 anos e aumentam com o avançar da idade.
Eles ocorrem como consequência da diminuição hormonal que afeta as células da pele e da menor produção de colágeno e elastina.
No entanto, também podem ser decorrentes de outros aspectos, como maus hábitos de vida, poluição, exposição excessiva ao sol e estresse, fatores que provocam o envelhecimento precoce das pessoas.
Em relação ao estresse, diz-se que quando as emoções negativas são impostas com frequência, a saúde, em um nível geral, sofre. Embora não haja evidências científicas suficientes para apoiá-lo, acredita-se que, quando uma pessoa está permanentemente estressada, isso pode afetar a saúde da pele e de outras partes do corpo.
A falta de exercício também tem muito a ver com isso. Em muitos casos, o desenvolvimento regular de atividade física ajuda a evitar, por exemplo, a flacidez da pele. Não descansar bem também envelhece. De acordo com um estudo realizado pelo University Hospital Case Medical Center (Estados Unidos), há indícios que comprovam a relação entre a má qualidade do sono e o envelhecimento precoce.
Para cuidar da pele existem muitos remédios caseiros que podem ser usados e um deles é o vinagre de maçã. Os polifenóis presentes neste produto têm propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que se formam devido ao envelhecimento, poluição e má alimentação, melhorando assim a qualidade da pele e ajudando a retardar o envelhecimento.
Da mesma forma, este vinagre possui em sua composição os ácidos acético, cítrico, lático e succínico, que possuem ação antimicrobiana contra a bactéria Cutibacterium acnes, responsável por causar acne na pele.
Porém, por ter muitos ácidos, o vinagre de maçã não deve ser aplicado diretamente na pele, pois pode causar queimaduras. A melhor maneira de usá-lo é preparando uma solução com uma colher de sopa de vinagre em um copo de água e aplicando no rosto.
Caso sinta uma sensação de queimação na pele após a aplicação desse remédio, a recomendação é lavar o rosto imediatamente com água e sabão neutro e interromper o uso do vinagre. A solução de vinagre de maçã não deve ser usada em peles sensíveis ou feridas abertas. O correto é procurar um especialista.
Vinagre com mel
Outra alternativa que pode ser usada para usar vinagre para rugas e para remover manchas é misturá-lo com mel.
Para preparar a preparação, pegue uma tigela e adicione uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de vinagre de maçã. Mexa bem até que a mistura resultante esteja completamente homogênea. O rosto é limpo, removendo qualquer vestígio de maquiagem ou resíduo e a mistura é aplicada fazendo pequenas massagens circulares até que seja absorvida. Deixa-se agir por cerca de 20 minutos e depois é retirado com água morna ou fria.
Também pode ser usado com azeite, uma preparação que ajuda a minimizar as linhas de expressão e reduzir a visibilidade das rugas mais profundas.
Para prepará-lo, misturam-se em um recipiente 10 gotas de vinagre de maçã, iogurte natural e uma colher de sopa de azeite. É misturado até ficar homogêneo e então essa máscara é aplicada no rosto com um pincel. Deixe agir por 30 minutos, depois enxágue com bastante água e seque o rosto.
Se sentir alguma reação adversa, o melhor é consultar um especialista e verificar se são produtos recomendados para o seu tipo de pele.