Há apenas alguns ingredientes confiáveis que confiamos para salvar nosso cabelo de ficar maçante, sem vida e frizz. E quem desfruta da máxima popularidade entre os fãs de haircare é a queratina. Sim, todos nós já ouvimos falar de queratina; de nosso cabeleireiro, amigos e blogueiros de beleza que simplesmente não param de delirar sobre o quão brilhante e macio, ele faz o cabelo.
Mas, você sabe exatamente o queratina é e você já experimentou no seu cabelo? Se não, hoje, nós damos um mergulho mais profundo nas principais razões pelas quais sua rotina de cuidados com o cabelo precisa de uma dose saudável de queratina.
A queratina é uma proteína natural que faz a maior parte do nosso cabelo, pele e unhas. Curiosamente, cerca de 80-90 por cento do nosso cabelo é queratina, formando o córtex interno e a cutícula externa do nosso cabelo. É extremamente responsável por manter a elasticidade, brilho e força de nossas tranças. Mas ferramentas de calor constantes e produtos químicos podem causar queda de queratina, deixando o cabelo frizzy, indisciplinado e propenso a quebra.
Usando máscara de cabelo rica em queratina ela reconstrói a força do seu cabelo danificado, revestindo seus eixos com a proteína protetora da queratina. Infiltrando-se profundamente em suas camadas de cabelo, a queratina repõe o cabelo, melhora sua elasticidade e reduz as chances de quebra de cabelo.
O uso de alisadores de calor e tratamentos químicos pode muitas vezes enfraquecer seus eixos capilares, fazendo com que a cutícula se abra, comece a se desgastar e inchar com umidade ao longo do tempo. O resultado final é frizz extremo. A boa notícia é que a queratina pode consertar o frizz unindo as cutículas e dar ao seu cabelo uma textura macia e lisa.
Além de alisar os cabelos e facilitar o estilo, a proteína queratina é conhecida por selar os fios de cabelo com uma camada protetora que não permite que o calor penetre nas camadas de cabelo e fique quebradiço.
Produtos capilares à base de queratina não só suavizam o cabelo, mas também são conhecidos por impulsionar a juba com um brilho duradouro e visível. Isso porque, a proteína queratina aumenta a textura do cabelo, não pesa e faz parecer polido e brilhante.