Veja como plantar abobrinha em casa para aproveitar todos os inúmeros benefícios que ela pode fornecer à saúde, aproveitando o passo a passo e dicas de cuidados na hora do cultivo.
Mesmo para quem não é lá muito fã do sabor da abobrinha, vale a pena fazer uma forcinha para incluir o alimento nas refeições. Isso porque o alimento serve como fonte de compostos como fibras, manganês, potássio, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C e vitamina K, todos importantes para o nosso organismo.
Aproveite para conhecer os benefícios da abobrinha e veja algumas receitas de abobrinha recheada low carb e outras receitas com abobrinha light para emagrecer.
Por que aprender como plantar abobrinha em casa?
Muita gente que se foca em ter uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos (orgânicos) deseja garantir que as abobrinhas e outros vegetais que consome e serve para sua família em suas refeições sejam realmente naturais e orgânicas.
Até porque o portal do Ministério da Saúde informa que o uso contínuo, indiscriminado e inadequado desses agrotóxicos é considerado um relevante problema ambiental e de saúde pública.
Estudos realizados pelo aluno de doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Cleber Cremonese, indicaram que parte dos agrotóxicos pode desregular o sistema endócrino, alterando os níveis de hormônios sexuais e provocando efeitos prejudiciais, especialmente para o sistema reprodutor.
Essas reações podem incluir câncer de mama, câncer de ovário, câncer de testículo, câncer de próstata, desregulação do ciclo menstrual, infertilidade, baixa na qualidade do sêmen e malformação de órgãos reprodutivos.
Em suas pesquisas, Cremonese avaliou moradores de Farroupilha (RS) – em um primeiro estudo, ele trabalhou com homens e mulheres adultos, trabalhadores rurais e seus familiares, que tinham entre 18 a 69 anos; no segundo, ele analisou jovens das zonas rurais e urbanas com idade entre 18 a 23 anos.
Ele concluiu que seus estudos sugerem que as exposições crônicas aos agrotóxicos interferem na regulação dos hormônios sexuais nos adultos e na qualidade do sêmen dos jovens nas regiões onde o estudo foi conduzido.
Cleber afirmou ainda que o uso dos agrotóxicos já foi associado a outros problemas de saúde como doenças neurodegenerativas como Parkinson, distúrbios cognitivos, transtornos psiquiátricos, alterações respiratórias e imunológicas, problemas no fígado e nos rins e complicações na gestação como aborto, malformações congênitas e baixo peso ao nascer.
O doutorando defende intervenções de curto, médio e longo prazo para diminuir ou minimizar os problemas causados pelos agrotóxicos à saúde dos grupos de risco em relação aos efeitos dessas substâncias.
Um baita argumento para nos encorajar a passar longe dos alimentos com agrotóxicos, não é mesmo? O problema é que nem sempre é possível encontrar com facilidade vegetais orgânicos que sejam livres dessas substâncias e de outros compostos de má reputação
Porém, uma alternativa à compra da abobrinha convencional em supermercados ou outros estabelecimentos é justamente aprender como plantar abobrinha em casa.
Abaixo, conheça algumas instruções gerais que servem para indicar como plantar abobrinha italiana ou como plantar abobrinha brasileira:
As condições indicadas para o plantio da abobrinha
Antes de chegarmos propriamente na parte em que vamos aprender como plantar abobrinha em casa, precisamos conhecer algumas recomendações gerais a respeito das condições ideais para o seu plantio.
Por exemplo, você sabia que as abobrinhas gostam de sol e não se desenvolvem em solos frios? A temperatura considerada adequada para elas fica entre 20º C e 35º C.
Com isso, o plantio da abobrinha precisa ocorrer em um local que receba diretamente a luz do sol, com muito espaço para se espalhar. É necessário escolher uma área que forneça entre seis a 10 horas diárias de sol à abobrinha e que não tenha muita sombra.
As abobrinhas não gostam de sufoco e existe a orientação de manter os vasos em que elas estejam sendo plantadas em área ventilada. Entretanto, a umidade excessiva sem sol e o vento podem provocar muitos fungos. Portanto, é preciso ter equilíbrio e ser cuidadoso para atender todas essas necessidades.
O espaço escolhido para o cultivo da abobrinha deve contar com uma boa drenagem do solo: ainda que a abobrinha goste de solo úmido, ela não vai se desenvolver bem em um solo encharcado. Falando no solo, recomenda-se que ele seja areno-argiloso, profundo e com pH entre 6 e 6,5.
Como plantar abobrinha em vaso – passo a passo
1 – Tudo começa com a escolha do vaso, que deve contar com uma capacidade de 25 litros de terra e ter, no mínimo 45 cm de largura. É mais fácil e prático utilizar o vaso grande porque as sementes plantadas ali podem ser deixadas até o crescimento. Já quando as sementes são plantadas em vasinhos pequenos, há a necessidade de transplantar para outro vaso quando as mudas estiverem grandes, com 10 cm a 15 cm.
2 – Ainda sobre os vasos, recomenda-se fazer os buracos necessários para que a terra permaneça drenada e arejada. É importante saber ainda que a abobrinha vai ocupar em torno de 1 m² de área livre enquanto estiver produzindo.
3 – O vaso deve ser preenchido com terra adubada misturada com areia média para que a terra seja mantida solta. Sua superfície deve ser coberta com raspas de madeira ou bolotas de alergia para auxiliar na manutenção dos níveis de umidade.
4 – Aconselha-se comprar sementes orgânicas de abobrinha para começar o plantio doméstico. Devem ser colocadas de três a cinco dessas sementes dentro de um buraco aberto no ponto central do vaso. O próximo passo é cobri-las com 1 cm de terra, regar bem e tratar de manter a terra úmida e fresca. A irrigação deve ser realizada de modo que as sementes sejam mantidas bem irrigadas e o solo sempre úmido. Entretanto, não deve ocorrer um alagamento ou encharcamento nos vasos.
5 – Quando as primeiras abobrinhas começarem a surgir, será necessário ter um cuidado com maior afinco da rega das plantas.
6 – A colheita da abobrinha italiana acontece entre 40 dias até 60 dias depois do plantio ou de cinco até sete dias após o início da floração, em que possui 20 cm de comprimento. Por sua vez, a variedade abobrinha brasileira demora mais tempo e leva 75 dias para atingir os 25 cm de comprimento.
Por Mundo Boa Forma