Junto com a evolução das plataformas digitais, as técnicas para realizar golpes e fraudes tornaram-se mais sofisticadas. O mundo virtual não ficou de fora desse tipo de crime conhecido como phishing e que são basicamente golpes eletrônicos, razão pela qual diversos bancos renovam os conselhos aos clientes para que eles não sejam surpreendidos em sua boa fé e roubem suas chaves e recursos.
Por isso, entidades bancárias de diversos países reforçam campanhas de prevenção e lembram as formas usuais de atuação dos fraudadores.
1- Nunca compartilhe sua senha do Home Banking, senha do Token ou quaisquer outros dados pessoais. Dos bancos, eles afirmam que nunca pedirão esses dados a seus clientes
2- Não comente postagens em redes sociais com suas informações pessoais (por exemplo, sua identificação, número de telefone, números de cartão e senhas).
3- De acordo com as entidades bancárias, de seus escritórios eles nunca iniciarão um contato ou conversa, nem solicitarão que você informe ou confirme suas senhas e dados pessoais por meio de redes sociais, e-mail, mensagem de WhatsApp, mensagem de texto ou telefonema.
4- Verifique sempre se você está conversando com uma conta oficial nas redes sociais: o banco só opera por meio de contas verificadas, ou seja, elas possuem uma marca de seleção azul ao lado do nome.
5- Denuncie e bloqueie qualquer contato suspeito nas redes. Para denunciar uma conta falsa do Instagram e/ou Facebook: acesse o perfil da conta e toque nos 3 pontinhos no canto superior direito (do outro lado do nome da conta). Selecione a opção “Denunciar” > “É inadequado” > “Denunciar conta” > “Está se passando por outra pessoa” > “Uma celebridade ou figura pública” >
6- Nunca obedeça a uma chamada em que peçam para você ir a um caixa eletrônico para gerenciar suas senhas e compartilhá-las via WhatsApp.
7- Se você receber um aviso sobre uma suspeita de erro ao fazer uma transferência bancária, não responda e entre em contato com seu banco.
8- Não insira dados pessoais em sites. Antes de inserir informações, verifique se você está na página oficial. Se algo chamar sua atenção, como a URL e/ou o nome do Banco estar escrito de forma diferente, feche a página e entre novamente.
9- Lembre-se de sair do Internet Banking ou Mobile Banking sempre que terminar suas operações online. Use senhas fortes misturando letras maiúsculas, minúsculas e números. Eles têm que ser fáceis de lembrar, mas difíceis para outras pessoas adivinharem. Não use a mesma chave para aplicativos, contas, plataformas ou sites diferentes.