O papel alumínio, comumente conhecido como “papel prateado”, é um dos itens básicos da cozinha. São folhas finas de alumínio fáceis de manusear para embrulhar uma variedade de alimentos ou cobrir formas de cozimento.
A utilização deste utensílio de cozinha tem gerado diversas opiniões divididas sobre a forma como deve ser usado para manter os alimentos quentes por mais tempo, baseando-se na ideia de que cada lado do papel tem uma função diferente. Você provavelmente já percebeu que a folha de alumínio tem dois lados, um muito brilhante e outro com aparência mais opaca.
Muitas pessoas usam o papel alumínio na hora de assar seus pratos, colocando a parte mais brilhante para dentro, ou seja, em contato com o alimento, e a parte opaca voltada para fora, acreditando que o lado brilhante absorva o calor. Embora seja uma prática muito comum, os especialistas mencionam que ambos os lados da folha de alumínio têm a mesma função.
A variação na textura brilhante e fosca nas folhas de alumínio se deve ao fato de um lado entrar em contato com o rolo durante o processo de fabricação, enquanto o outro não. Portanto, não faz diferença como você utiliza o papel na hora de cozinhar seus alimentos, já que a temperatura pode ser preservada de ambos os lados.
Cabe mencionar que uma das grandes vantagens de usar o papel alumínio ao assar é a facilidade de manuseio das folhas, podendo colocá-las no molde ou recipiente, o que permite que os alimentos cozinhem com seu próprio vapor e fiquem prontos mais rapidamente.
Quanto à forma como os alimentos devem ser embrulhados para mantê-los aquecidos por mais tempo, os especialistas mencionam que é indiferente; ambos os lados do papel mantêm suas características e não afetam a conservação nem a temperatura dos alimentos. Possivelmente por questões estéticas, você pode preferir embrulhar os alimentos deixando o lado mais brilhante voltado para fora.