Veja como prolongar a vida útil da bateria do seu celular de formas simples

Publicado por
Evelin Leone
Veja como prolongar a vida útil da bateria do seu celular de formas simples – Foto: Pimpan/Shutterstock

Veja como prolongar a vida útil da bateria do seu celular de formas simples.

Mostramos truques para prolongar a vida útil da bateria do seu celular. Dicas fáceis de seguir para manter seu celular em perfeitas condições por mais tempo.

A bateria é um dos componentes mais importantes do seu celular, pois sua capacidade e condição dependerão de você poder usar o smartphone o dia inteiro sem ter que se preocupar com o celular sem bateria ou sempre com uma tomada elétrica por perto.

>Truques úteis do teclado do Windows que você não conhece ainda

No entanto, com o tempo e o uso, é comum que a vida útil da bateria diminua devido ao lento envelhecimento por cargas ou outros fatores externos.

Aproveitamos o fato de termos o BQ Aquaris X Pro na redação para mostrar 5 truques para prolongar a vida útil da bateria do seu celular .

Seguindo estas dicas simples para cuidar da bateria do seu celular, você poderá manter a autonomia do seu smartphone como no primeiro dia e por muito mais tempo.

>App da Anatel pode te ajudar a economizar nas contas de celular e internet

Não use o telefone enquanto carrega

A primeira dica é muito simples: tente não usar o celular enquanto estiver carregando . Ao carregar, a bateria do seu smartphone aumenta de temperatura devido à tensão que está recebendo durante o processo de carregamento. Se a esse aumento de temperatura que seu smartphone já sofre, adicionamos o produzido por um uso intensivo do processador, o resultado a médio e longo prazo pode reduzir a vida útil da bateria.

Para evitar a tentação de usar o telefone durante o carregamento , basta carregá-lo enquanto trabalha, enquanto come, dirige ou realiza qualquer atividade que não exija o uso.

>Assistente do Google pode ler e responder mensagens – Veja como

Desconecte o celular do carregador quando estiver totalmente carregado

Muitos usuários costumam deixar o telefone carregando durante a noite para que, na manhã seguinte, ele esteja totalmente carregado. Apesar de muito confortável, isso pode acelerar o envelhecimento da bateria do seu smartphone. Depois de carregar 100% da bateria, desconecte o carregador do celular.

>Descubra como liberar espaço na sua conta do Google com alguns passos

Quando a bateria atinge 100% de sua carga, o smartphone ativa um sistema que a protege contra sobrecargas elétricas e a fonte de alimentação recebida do carregador é desconectada temporariamente. Quando o telefone acaba com parte dessa capacidade, a energia é ligada novamente, permitindo que a bateria recarregue até 100% de sua capacidade.

Como você pode imaginar, esse processo repetido mais de uma vez durante a noite, todas as noites, acaba prejudicando o envelhecimento prematuro da bateria e diminuindo sua capacidade de carga.

>Samsung também planeja parar de incluir o carregador na caixa?

Evita que desligue por falta de bateria

Sabemos que você gosta de se drenar até o último miliampere da bateria do smartphone, mas ao desligar o smartphone devido à falta de bateria, você está prejudicando a saúde da bateria. De fato, impedir que o seu celular seja desligado devido à falta de bateria acelera o carregamento, pois as baterias atuais foram projetadas para começar a carregar quando estiver entre 5 e 15% de sua capacidade.

Se você fizer isso abaixo desses valores, custará um pouco mais para começar a carregar, pois os íons internos da bateria levarão um pouco mais de tempo para se mover e alterar a carga elétrica para carregar a bateria.

>Cuidado: Vírus para carregar celular mais rápido pode explodir a bateria

Use o carregador e o cabo originais

Verifique se o carregador tem a marcação CE da União Europeia . Este selo indica que os requisitos legais e técnicos estabelecidos pela “Conformidade Europeia” foram atendidos. Assim, certificando que os circuitos e componentes integrados no carregador são seguros e oferecerão a potência indicada.

Caso contrário, o telefone poderá ficar seriamente danificado e o excesso de tensão poderá desativar completamente a bateria. Não arrisque!

>Atualização no WhatsApp permitirá usá-lo em até quatro dispositivos

Evite altas temperaturas

Como já indicamos na primeira dica, a temperatura é um dos grandes inimigos da sua bateria móvel , devido ao excesso e à temperatura muito baixa.

No verão, tente não carregar seu smartphone ao sol , atrás de uma janela ou deixe o celular carregando dentro de um carro em pleno sol . Se lá fora já existe uma temperatura de quase 40 °, imagine as temperaturas que podem ser alcançadas dentro. O mesmo acontece ao carregar o celular ao ar livre durante o inverno .

Seguindo esses truques simples, você poderá prolongar a vida útil da bateria, mantendo a autonomia de uso no primeiro dia.

>Nova atualização promete que Gmail será mais que um aplicativo de e-mail