Pele

Veja como fazer uma cera caseira de maracujá para depilação

Publicado por
Yanara Cardeal

Se você odeia ter cabelo em suas partes intimas, nas pernas u em outras regiões e está cansado de pegar a navalha a cada dois dias, então vale a pena tentar fazer esta cera caseira de maracujá para depilação.

Além de ser natural e barata esta cera vai fazer você cuidar da sua pele e economizar um dinheirinho, afinal, você não precisa esperar pela próxima consulta no salão, basta aprender a fazer uma cera em casa e você estará pronto para a praia a qualquer hora!

Sabemos que a maior parte das receitas de cera caseira é feita utilizando-se açúcar refinado ou mascavo, ao qual podem ser acrescentados outros ingredientes, como mel ou maracujá, que ajudam a deixar a pele menos irritada após o tratamento. Uma boa dica para facilitar a depilação com cera e deixar a pele menos irritada é aplicar um pouco de talco antes de iniciar, pois evita que a cera fique muito grudada, diminuindo a dor durante o procedimento.

Cera caseira de maracujá

A cera de maracujá é uma excelente opção para eliminar o pelos de forma eficiente, além de proporcionar à pele um efeito calmante e de hidratação profunda.

Ingredientes

  • 2 xícaras de suco de maracujá coado;
  • 4 xícaras de açúcar refinado.

Modo de preparo cera caseira

1- Em fogo médio, colocar o açúcar em uma panela e mexer até que comece a derreter. Em seguida, adicionar aos poucos o suco de maracujá, sem parar de mexer, para que não o açúcar não cristalize.

2- Quando a mistura atingir o ponto de fervura, retirar do fogo e continuar mexendo, até que a cera esteja com brilho intenso, mas ainda líquida.

3- Em seguida, deixar esfriar por 30 minutos antes de aplicar sobre a pele. Caso a depilação seja feita em uma área maior, é possível aumentar a quantidade dos ingredientes, mantendo a proporção de cada item.

Como fazer a depilação caseira

Para fazer a depilação em casa e obter o melhor resultado, é importante seguir alguns passos:

  1. Aplicar uma fina camada de cera morna no sentido de crescimento dos pelos usando uma espátula ou palito de madeira;
  2. Colocar o papel de depilação sobre a cera e, suavemente, passar o dedo sobre o papel, para uma maior aderência, por volta de 5 a 10 segundos;
  3. Retirar a cera no sentido contrário ao do crescimento dos pelos.

É recomendado que a aplicação da cera seja feita apenas 1 a 2 vezes no local, para não causar irritação na pele.

Para remover os vestígios de cera que podem permanecer na pele, é indicado retirar com o papel de depilação ou aplicar, com um algodão, um óleo de amêndoas doces, por exemplo.

Cuidados após a depilação

Os cuidados após a depilação são fundamentais para manter a integridade da pele e ajudar na renovação celular. Dentre eles, estão:

  • Aplicar uma loção calmante
  • Evitar lavar a região com água muito quente
  • Hidratar a pele
  • Realizar esfoliação da pele 1x por semana

Atenção! É fundamental realizar alguns cuidados antes da depilação, como fazer o teste do toque cerca de 2 horas antes, para verificar se há risco de alergia, hidratar a pele diariamente e realizar esfoliação na região que se deseja depilar.