Por mais contraditório que pareça, é possível bater e fritar o sorvete sem que ele derreta graças à sua baixa temperatura. Claro, é importante tirá-lo fresco da panela. Na verdade, esse tipo de sobremesa é muito popular na China, Japão, México e Estados Unidos. De origem desconhecida, existem milhares de variantes diferentes. Alguns dão mais destaque ao sorvete e outros, à massa que o cobre.
Há também versões que usam sementes, flocos de milho ou bolachas trituradas para revesti-lo e molhos e xaropes doces para temperá-lo. Na que vos apresentamos hoje, a massa de gelado é simples e leve. O sorvete é de baunilha, mas você pode usar o que tiver em mãos. Como acompanhamento, um pouco de chantilly e como cobertura final, calda de chocolate. Impossível não apreciar esta esplêndida sobremesa!
Bata as natas, que devem estar bem frias, até estarem montadas. Disponha em um saco de confeitar com bico canelado e leve à geladeira.
Usando uma colher de sorvete, forme uma bola de sorvete de baunilha. Coloque-os em uma travessa, cubra-os com filme e deixe-os no freezer por 1 hora.
Divida a farinha em 2 partes e deixe cada uma em uma tigela. Adicione o fermento a um e despeje a água, mexendo sempre, até obter um creme espesso.
Retire as bolas de sorvete do freezer e passe-as, uma de cada vez, primeiro na farinha e depois no creme.
Despeje bastante óleo em uma frigideira funda ou panela, coloque no fogo e aqueça até começar a borbulhar. Frite as bolas de sorvete, em lotes, por alguns segundos, até dourar. Retire-os com uma escumadeira e deixe-os escorrer, só por alguns instantes, sobre uma folha dupla de papel de cozinha.
Distribua os gelados nos pratos e sirva-os de imediato polvilhados com a calda de chocolate e uma roseta de natas batidas.