A farinha de coco é uma ótima alternativa às farinhas refinadas, com valores nutricionais e culinários muito interessantes. Além de ser uma farinha sem glúten, pode ser usada como se fosse farinha de cereal, perfeita para fazer biscoitos, biscoitos, pães, pudins ou qualquer tipo de doce caseiro.
Além disso, cada vez mais receitas contêm farinha de coco, portanto, seu preço no mercado é um pouco alto. Assim, fazê-lo em casa é uma ideia perfeita para fazer seus próprios doces sem ter que procurá-lo no mercado.
2- Prepare uma tigela grande e coloque em cima dela um coador fino e uma gaze dupla. Em seguida, coe a água e a mistura de coco para que o leite de coco, por um lado, e a polpa de coco, por outro, permaneçam.
3-Coloque a polpa pelo pano de prato e esprema bem para drenar o máximo de leite de coco possível, uma polpa bem drenada e seca deve permanecer.
4- Reserve o leite de coco em uma garrafa de vidro e reserve na geladeira. Se você quiser, você pode adicionar um pouco de adoçante ou levá-lo assim uma vez frio. Você deve saber que é requintado tanto frio quanto quente.
5- Pré-aqueça o forno a 120 ºC e, enquanto isso, forre uma bandeja com papel assado. Em seguida, espalhe a polpa obtida a partir do resultado do leite de coco com coco ralado e coloque-o no forno e deixe secar a 120º C com aquecimento para cima e para baixo. Você deve mexer de vez em quando para que seque uniformemente. O tempo de secagem é indicativo, entre 1 hora ou 40 minutos, tudo dependerá do seu forno.
Dica: não deve ser torrado, mas deve ser muito seco e a cor mudará de branco para um branco um pouco mais escuro.
6- Quando a mistura estiver seca, deixe esfriar e passe por um moedor de café para que fique bem. Você também pode passá-lo através de um coador ou uma peneira, no entanto, neste caso, você deve passá-lo através dele duas vezes para que seja uma textura mais semelhante à farinha.
1- Para fazer a farinha com coco natural, compre um coco seco, parta, retire a agua e retire o coco da cassa e descasque.
2- Com a ajuda de um bom ralador, rale todo o coco. Uma vez que você obtê-lo, você deve fazer como no passo 1 anterior, aquecer o litro de água e esmagar o coco natural ralado com água quente. Em seguida, continue com os passos 2, 3 e 4 esticando com pano de prato e um coador a polpa e deixando por um lado o leite de coco e por outro a polpa que você vai secar para obter a farinha de coco.
3- Pré-aqueça o forno a 100 ºC e forre uma bandeja com papel assado, espalhe a polpa de coco em uma camada fina. Asse a 100 ºC com aquecimento e para baixo mexendo ocasionalmente com uma espátula de madeira para que não asse e seque uniformemente. Vai levar cerca de 50 minutos.
4- Finalmente, com um moedor moer moer o coco seco ou passá-lo duas vezes através de uma peneira. Uma vez frio, guarde em um recipiente hermético e em um lugar sem umidade, até um mês após sua elaboração. Você já tem sua farinha de coco caseira pronta!