O Creme Brûlée é uma sobremesa que simplesmente explora o prazer, o requinte e a simplicidade. À primeira vista, parece um pós-jantar francês por excelência. No final, seu nome francês para descrever “creme queimado” ou se tornar uma iguaria de outro planeta.
Como as verdadeiras origens do Creme Brûlée não são simples. Na verdade, França, Inglaterra e Espanha afirmam ser o país onde nasceu essa delícia. Algumas receitas inglesas do século 15 falam de algo muito semelhante ao que conhecemos hoje como Creme Brûlée.
Sua origem remonta à primavera, época em que o leite era especialmente mais rico, e servia para preparar um creme temperado com adoçantes sazonais nesses dias abundantes.
Hoje vamos ensinar a fazer essa iguaria com abacaxi e dessa forma, você terá uma variação do Creme Brûlée diferenciada para servir e surpreender sua família.
1- Refogue os cubos de abacaxi com manteiga em uma panela e quando começar a dourar, polvilhe um pouco de açúcar e caramelize. Adicione o rum e em seguida, deixe perder o álcool. Em seguida, coloque uma colher de sopa desta mistura nos frascos de vidro. Nós reservamos.
2- Em uma tigela, misture as gemas com o açúcar e o sal e bata. Em seguida, adicione o creme de leite quente, mas sem ferver, a uma temperatura de cerca de 70ºC.
3- Misture bem, logo após, coe e deixe descansar por 15 minutos para que a espuma desapareça.
4- Encha os frascos com o creme, em seguida, cubra-os e logo após, coloque-os em banho-maria no forno a 180ºC até ficarem firmes (45 min – 1 hora). Estamos de boa.
5- Na hora de servir, polvilhe com açúcar granulado e logo após, queime com um maçarico ou use um isqueiro com muito cuidado.
6- Decore com cubos de abacaxi e algumas framboesas.