Provavelmente, o que menos gostamos na limpeza da cozinha é a luta para eliminar a sujidade, especialmente a gordura que fica impregnada nos azulejos e paredes desta área da casa. Pode ser um verdadeiro problema para muitas pessoas que não a realizam com frequência. Portanto, prolongar a limpeza dessas áreas pode trazer consequências.
É por isso que nesta nota damos algumas ações preventivas que você pode considerar para evitar que a gordura grude nas paredes da sua cozinha. A primeira recomendação é manter sempre essa área da casa limpa, realizando uma limpeza profunda pelo menos duas vezes ao mês.
A cozinha é um espaço onde se concentram todos os aromas dos pratos que preparamos, então procure manter essa área da casa ventilada. Isso ajudará a evitar que os odores se espalhem para outros espaços e impregnem em roupas e tecidos.
Ao preparar suas receitas e ensopados preferidos, é aconselhável utilizar panelas ou frigideiras com tampa. Isso evitará que a gordura ou o vapor deixem manchas nos azulejos e paredes da cozinha.
A mistura de vinagre e bicarbonato de sódio são ótimos aliados na limpeza e são excelentes ingredientes para remover a gordura na cozinha. Recomendamos fazer uma pasta com quantidades proporcionais de vinagre branco e bicarbonato, misturar e reservar em um recipiente. Aplique essa pasta nos azulejos e paredes com acúmulo de gordura. Dessa forma, você evitará que essas áreas fiquem sujas posteriormente.
Se você não tem azulejos na sua cozinha, uma boa forma de evitar o acúmulo de sujeira é envernizar as paredes. Com esse revestimento, será muito mais fácil limpar os resíduos de gordura. Outra alternativa é usar filme plástico ou papel alumínio para cobrir parte do fogão, inclusive a frente. Então, misture os ingredientes constantemente.