A manteiga de coco é um composto que pode ser utilizado na culinária, como substituto da manteiga clássica, no preparo de diversas receitas doces. Além disso, é usado para produtos cosméticos que, graças às suas muitas propriedades nutritivas e emolientes.
Além disso, é utilizado como hidratante para a pele do rosto e do corpo, além de um bom tônico capilar. Enquanto o óleo de coco é geralmente usado na maquiagem e na culinária.
Abra o coco e despeje a água de coco em uma tigela. (Você pode guardá-la, não precisaremos dela.)
Pique a polpa do coco em pedaços pequenos.
Bata no liquidificador com toda a água até obter uma mistura homogênea, lisa e cremosa.
Despeje a mistura em uma panela e cozinhe até ferver por 5-6 minutos; É importante não parar de mexer com uma colher de pau. Retire do fogo e peneira enquanto estiver quente.
Use uma peneira de pano para remover o leite da polpa.
Com o passador esprema a polpa para que o leite saia aplicando forte pressão até sair a última gota; pode usar uma ferramenta para aplicar mais pressão.
Deixe o coado em uma tigela e descanse em temperatura ambiente; em seguida, ponha na geladeira por 3 horas.
Após as horas obteremos a manteiga de coco, retire e deixe escorrer bem; Já está pronta para usar e pode ser guardada no frigorífico por cerca de 2 semanas.
Agora, para o óleo de coco, coloque a manteiga em fogo baixo e mexa com uma colher de pau.
Enquanto mistura, você verá como uma parte da manteiga evapora e outra se compacta e do outro lado fica a parte do óleo puro. Quando o resíduo atingir a cor dourada, retire do fogo que já está pronto e deixe esfriar por 10 minutos antes de filtrar.
Filtre e coloque em potes de vidro e pronto, você acabou de preparar óleo de coco caseiro.