O sol de verão é perfeito para dar o pontapé inicial em alguns remédios naturais para clarear o cabelo. O melhor de tudo é que nos custará apenas alguns centavos e um pouco de paciência.
O processo não é tão automático quanto ir ao cabeleireiro. Porém, com um pouco de perseverança podemos conseguir resultados ainda melhores do que no salão de beleza e seu cabelo ficará alguns tons mais claro, sem a necessidade de descolorantes químicos que acabam escaldando os fios e o couro cabeludo. Além disso, o efeito alcançado é muito mais natural do que o nosso estilista poderia obter.
Obviamente, se a sua cor de base for muito escura , você não vai conseguir um tom de loiro, mas pode atenuar, até criar alguns reflexos mais claros e um tom marrom brilhante. Se o seu cabelo já for claro, será mais fácil conseguir um tom loiro luminoso.
Certamente anos atrás você ouviu falar sobre o peróxido de hidrogênio como um agente de branqueamento de cabelo. Muitas pessoas aplicavam esse produto em casa para conseguir aquele loiro tão desejado, mas os resultados eram catastróficos, pois os cabelos acabavam sendo danificados. Propomos-lhe alguns ingredientes que, longe de fazerem mal ao seu cabelo, vão torná-lo ainda mais saudável e bonito.
Você já conhece suas propriedades clareadoras, pois está presente em muitas fórmulas especiais para cabelos loiros. A camomila ou camomila também possui propriedades calmantes que podem aliviar a coceira e a irritação no couro cabeludo.
Tradicionalmente, era aplicado como uma infusão no cabelo para obter os reflexos dourados desejados. No entanto, no mercado também podemos encontrar uma infinidade de produtos cosméticos, como shampoos, condicionadores e máscaras em spray e clareadores que fornecem todas as suas propriedades e que no verão, além disso, se multiplicam com o efeito do sol.
Para usar essa planta para clarear o cabelo prepare uma infusão concentrada de camomila. Você precisa de 4 saquinhos de chá de camomila que você irá ferver em 250 ml. de água. Em seguida, você deve coar a água e colocá-la em uma garrafa com dispensador ou pulverizador para poder borrifar nos cabelos a qualquer momento, você deve manter a fusão na geladeira. Esse truque funciona ainda melhor se você borrifar logo antes de sair de casa e deixar os raios do sol atingirem seu cabelo.
Essa planta é excelente para ajudar clarear o cabelo. Seu nome botânico é Helychrisum e, embora aqui no Brasil não seja muito usada para esse fim, no sul da Itália o Immortelle ou helichrysum é conhecido pelo nome de biondella —blonde—, pois as mulheres o usavam para criar reflexos loiros em seus cabelos.
Você pode fazer infusões de imortelle e aplicá-las no cabelo em forma de névoa até obter o tom desejado após algumas exposições.
Este adoçante natural é menos conhecido do que a camomila, mas não menos eficaz. Contendo peróxido de hidrogênio natural, o mel é uma boa alternativa aos alvejantes químicos.
Se quiser aproveitá-lo ao máximo, o melhor é misturá-lo com água e deixar agir por meia hora, para que a água oxigenada seja ativada. Em seguida, aplique a solução nos cabelos úmidos e deixe-os no sol por cerca de 20 minutos.
Você também pode fazer uma máscara misturando duas colheres de sopa de mel com uma colher de amaciante de roupas habitual. Aplique a mistura do meio às pontas nos cabelos úmidos e deixe agir ao sol por meia hora.
A acidez do limão pode tingir o tom do seu cabelo, dando-lhe suaves efeitos dourados . Você pode usar suco de limão diluído em água ou misturá-lo com outros agentes clareadores como na receita que mostramos a seguir.
Você precisará obter os seguintes ingredientes que certamente já possui em sua despensa.
Em uma xícara com 200 ml de água fervente, adicione a camomila e deixe por 12 horas.
Após esse tempo, coe e misture o mel com o limão.
Aplique nos cabelos úmidos e, se possível, deixe os cabelos no sol por cerca de 20 minutos.
Depois de decorrido o tempo de atuação, lave como de costume.
Você pode realizar este ritual uma ou duas vezes por semana até conseguir o tom que mais lhe convém.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Antes de aplicar qualquer produto no cabelo, faça um teste de alergia e consulte seu dermatologista de confiança.