Pele

Veja algumas soluções naturais para eliminar calos do seu pé

Publicado por
Evelin Leone

Entre os principais motivos pelos quais os calos aparecem está o uso de sapatos apertados, mas te mostrar soluções naturais para eliminar eles. Calos e e rachaduras são camadas espessas de pele que geralmente são causadas por pressão ou fricção repetitiva no ponto em que o calo ou calo ocorre, de acordo com o Medline Plus, a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA.

No entanto, calos e calosidades não são a mesma coisa, e é por isso que a Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos dedicada à prática clínica, educação e pesquisa, explicou a diferença:

Os calos são menores e mais profundos que os calos e têm um centro duro cercado por pele inflamada. Eles podem ser dolorosos quando a pressão é colocada sobre eles. Os calos duros geralmente se formam nas pontas dos dedos dos pés ou na borda externa do dedinho do pé. Os calos macios tendem a se formar entre os dedos dos pés.

Os calos geralmente são indolores e tendem a se formar em locais onde a pressão é exercida, como os calcanhares, as pontas dos pés, as palmas das mãos e os joelhos. Eles podem vir em diferentes tamanhos e formas e geralmente são maiores que os calos.

Dito isso, existem vários remédios naturais para remover calos dos pés, como a urtiga, pois possui propriedades adstringentes e para obter os benefícios, apenas as flores e caules devem ser esmagados. A planta que deve ser esfregada nos calos várias vezes ao dia e também será ideal para remover o excesso de pele com uma lima, pedra-pomes ou raspadores.

Sugerimos outras soluções caseiras para eliminar calos, incluindo:

Vinagre com cebola:

O vinagre de maçã deve ser adicionado a um recipiente com três fatias de cebola. Depois, espere algumas horas para finalmente umedecer uma gaze e esfregue os calos e calosidades com movimentos circulares e, finalmente, use uma lima, pedra-pomes ou raspadores que ajudarão a eliminar a pele seca. No entanto, melhores resultados serão obtidos se a gaze for deixada enrolada na área durante a noite.

Unha do pé estriada, grossa e descolorida com fungo, um efeito colateral causado por medicamentos quimioterápicos administrados durante tratamentos contra o câncer.
Por que as unhas dos pés ficam pretas? Causas e tratamento

Bicarbonato de sódio:

Misture um pouco de água com um pouco de bicarbonato de sódio para criar uma pasta que deve ser aplicada nos calos e deixar agir por 20 minutos e isso ajuda a remover a camada superficial.

Alho:

Esfregar alho com azeite na área afetada ajudará a suavizar a pele e com isso os calos podem ser removidos mais facilmente.

De sua parte, existem maneiras de evitar calos e calosidades que incluem:

  • Use sapatos que tenham amplo espaço para os dedos dos pés. Se você não consegue mexer os dedos dos pés, os sapatos estão muito apertados e é melhor comprar um número acima.
  • Use modelos de balcão. Use um modelo para proteger a área onde o milho ou calo apareceu. Tenha cuidado ao usar adesivos ou líquidos medicamentosos de venda livre (sem receita médica) para remover calos. Estes contêm ácido salicílico que pode irritar a pele saudável e levar a infecções, especialmente em pessoas com diabetes ou outras condições que reduzem a circulação sanguínea.
  • Hidrate a pele. Aplique hidratante nos pés para manter a pele macia.

No entanto, deve-se notar que, se um calo ficar muito dolorido ou inflamado, é importante consultar um médico para que ele possa examinar os pés e descartar outras causas de espessamento da pele, como verrugas e cistos.

Da mesma forma, é importante observar que as informações fornecidas acima não substituem de forma alguma o aconselhamento médico.