Graças à ciência, informações estão sendo encontradas para o benefício de nossa beleza e juventude, estudos da harvard já descobriram a melhor vitamina antirrugas. O corpo envelhece e não podemos evitar isso, para algumas pessoas, esse processo é algo que realmente causa medo e insegurança devido ao aparecimento dos famosos sinais do envelhecimento, como rugas, manchas e linhas de expressão.
Agora essas pessoas podem ficar tranquilas, porque a Universidade de Harvard descobriu uma vitamina realmente eficaz para combater rugas e envelhecimento. Da mesma forma, esse nutriente descoberto é ideal para que nosso corpo produza colágeno naturalmente, processo que também é afetado com o passar dos anos.
Existem muitos remédios e ingredientes, além de produtos cosméticos destinados ao antienvelhecimento, no entanto, agora a ciência nos dá uma resposta mais segura aos nossos pedidos de beleza.
Um estudo realizado pela prestigiada Harvard colocou a vitamina A como a principal estrela quando se trata de retardar o envelhecimento, pois contribui efetivamente para a produção de colágeno e a eliminação de rugas. Esse nutriente também é conhecido como retinol, palavra que com certeza você já ouviu no mercado de cosméticos.
Os resultados desta pesquisa foram publicados na revista ‘Harvard Health Publishing’ e detalham que, durante a década de 1970, a vitamina A ativa foi usada como tratamento para eliminar a acne, mas os cientistas observaram que, além de ajudar a diminuir as erupções, também teve um efeito sobre as células mais superficiais da pele.
Por ser um ativo antienvelhecimento que o corpo produz naturalmente, mas a partir dos 25 anos, essa produção é significativamente reduzida. Felizmente, agora sabemos de fontes científicas que a vitamina A é indicada para aumentar a produção de colágeno e, assim, mostrar uma pele lisa e bonita.
O retinol age na pele justamente por causa dessa produção estimulada de colágeno, ingrediente ativo que reduzirá consideravelmente as rugas e linhas de expressão, além de estimular a produção de novos vasos sanguíneos na pele, tudo isso com aplicação tópica.
O resultado será uma aparência mais limpa e equilibrada na derme. Esse ativo também beneficiará a cicatrização de danos causados pela luz solar, como manchas e lesões, além de suavizar a pele com os retinóides presentes em alguns produtos que são feitos com vitamina A.
Como tratamento tópico, a vitamina A precisa ser usada por três a seis meses consecutivos para começar a ver resultados, de acordo com a Harvard Medical School. Passado esse tempo, a pele ficará rejuvenescida e com uma aparência melhor.
Claro que é importante fazer este tratamento sob consulta do nosso dermatologista. Pois em excesso, o retinol pode ressecar a pele e até irritá-la. Portanto, recomenda-se usá-lo gradualmente, para que a pele se acostume com a substância ativa e é importante usar proteção solar diariamente durante a aplicação deste tratamento de beleza com retinol.