Você sabe a diferença entre ter a pele seca ou desidratada? É provável que à primeira vista não possamos diferenciá-los e até falarmos de um e de outro como sinônimos. No entanto, há uma grande diferença: a pele desidratada carece de água e a pele seca carece de componentes oleosos. Portanto, secura e desidratação não são causadas pelos mesmos fatores e, portanto, não requerem o mesmo tratamento.
De qualquer forma, ambos os tipos de pele apresentam sintomas de sensibilidade, rigidez e sinais de envelhecimento prematuro, mas também apresentam diferenças significativas.
A pele seca é um tipo de pele com características próprias e pode passam por ciclos de desidratação. No caso da pele desidratada, é um estado particular que pode ocorrer em qualquer fase da vida e em qualquer tipo de pele. Neste ponto, a pele seca está mais predisposta a sofrer de desidratação.
Então, “pele desidratada requer água e pele seca, óleo. não tem capacidade de reter água”.
O que é pele desidratada?
Segundo especialistas, a desidratação da pele é um estado reversível, que pode aparecer em determinado momento devido a vários fatores como: alterações hormonais, hábitos de higiene, não beber água suficiente, contextos de estresse ou fadiga, hábitos como tabaco ou álcool, entre outros..
A camada mais superficial da pele tem entre 10% e 20% de água e quando esses níveis estão abaixo de 10%, causa perda de umidade em excesso. Isso faz com que a pele descasque, ao toque fica áspera, opaca, sem brilho, tensa e com estrias. Estado propício ao aparecimento de sinais de envelhecimento prematuro.
Como cuidar:
Por se tratar de um estado temporário, a pele desidratada pode ser recuperada com tratamentos específicos de acordo com cada pessoa. Por isso, a consulta médica é fundamental para um diagnóstico correto.
Os tratamentos devem ter como objetivo restaurar os níveis de água e reidratar a pele. Aquelas técnicas que fornecem vitaminas, antioxidantes ou ácido hialurônico são ideais.
O que é pele seca?
Segundo especialistas, pele seca é um tipo de pele que sofre um constante estado de secura, repuxamento e desconforto, que se deve principalmente a fatores genéticos. Ou seja, as glândulas sebáceas da camada dérmica não produzem gordura suficiente para manter a pele hidratada.
Esse tipo de couro pode apresentar diferentes graus de intensidade de cuidado, alguns são mais fáceis de manter e outros precisam de cuidados mais específicos.
Em sua aparência, a pele seca apresenta poros pequenos, além da falta de lipídios, o que causa dificuldade em reter a umidade na pele. Alguns dos sintomas que eles podem experimentar são: coceira, descamação, perda de elasticidade e aperto. Podem apresentar uma aparência pálida, cansada e até enrugada. Como na pele desidratada, é um ambiente propício ao aparecimento de sinais de envelhecimento precoce.
Como cuidar:
Sobre os cuidados com a pele seca, existem tratamentos para tratar e melhorar significativamente sua aparência e saúde. A mesoterapia facial é uma grande aliada, é realizada com produtos que fornecem nutrientes, abrem os poros e hidrata, a pele fica revitalizada, melhorando a sua qualidade, aspecto e opacidade.
Ele também detalhou orientações que servem para manter a pele hidratada e combater o ressecamento, ideais para cuidar do corpo e manter os níveis de água na pele:
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia
- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Consumir alimentos de origem vegetal é uma maneira muito boa de fornecer nutrientes, antioxidantes, aminoácidos, gorduras saudáveis e água.
- Crie uma rotina de cuidados com a pele que se adapte a cada tipo de pele, para fornecer à pele os ingredientes extras que melhorarão o seu cuidado.
- Lave o rosto de manhã e à noite.
- Não use cosméticos ou sabonetes muito agressivos.
Se você apresenta pele seca ou desidratada, procure um dermatologista.