Valor de pagamentos do Auxílio Gás vai aumentar neste mês? Como todos nós já sabemos, os preços dos combustíveis vem sofrendo aumentos por todo país. Por conta disso, o valor de pagamento do Auxílio Gás (ou vale gás) deve sofrer reajuste já para este mês de abril.
Lembramos que o Auxílio Gás foi criado ainda em 2021, e tem como objetivo oferecer ajuda financeira para população de baixa renda na compra do botijão de gás de 13kg.
Em resumo, têm direito ao benefício, os inscritos do Cadastro Único, Auxílio Brasil ou famílias que tenham algum membro recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Até a publicação deste artigo, cerca de 5,6 milhões de cidadãos estavam inscritos e devem receber o vale gás neste mês de abril. Entretanto, o governo federal pretende ampliar o pagamento para mais brasileiros ainda nesta liberação, porém a quantidade exata de inscritos ainda não foi divulgada.
Os pagamentos estão agendados para acontecer a cada dois meses e o cronograma de depósitos segue o do Auxílio Brasil.
Segundo a Lei nº 14.237, de 2021, há previsão de ampliação para novos beneficiários no decorrer dos próximos meses. Hoje, mesmo o cidadão que cumpra os requisitos para receber pode ficar de fora pela falta de recursos.
A inscrição no Auxílio Gás é feita de forma automática pelo governo federal, por meio do Ministério da Cidadania. Para ser registrado, é preciso que o beneficiário cumpra os requisitos do programa e que o governo tenha verbas suficientes para fazer os repasses.
Já para este mês de abril, o governo federal pretende ampliar o número de beneficiários do Vale Gás. Portanto, o valor do Auxílio Gás também deve subir.
Isso se deve a lei que criou o programa, que diz que o valor pago sempre será de, no mínimo, 50% do valor do botijão de 13Kg.
Sendo assim, com a nova alta dos preços dos combustíveis, o valor que os inscritos poderão receber deve ficar entre R$ 50 a R$ 60, no próximo pagamento. O preço utilizado como base para o cálculo é a média nacional calculada pela ANP, que realiza balanços semanais.