Vale a pena MEI contribuir com o INSS? Confira as vantagens
Você é microempreendedor individual (INSS) e se preocupa com os direitos previdenciários, como auxílios, pensões e aposentadorias? Saiba que também é possível contribuir com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e ter acesso a todos os benefícios que estão listados aqui.
Por que MEI deveria contribuir com o INSS? Veja os motivos:
Se você é um MEI e está pensando se vale a pena contribuir com o INSS, separamos algumas informações que podem ajudar na sua decisão. Afinal, existem benefícios que podem ser acessados pelos microempreendedores que optarem com essa escolha.
1 – Aposentadoria: as pessoas que contribuem com a previdência, mesmo sendo MEI, podem ter acesso a aposentadoria aumentada. Isso porque todos os empreendedores do segmento passam a ter acesso ao piso do INSS e aposentadoria por invalidez ou por idade.
2 – Salário Maternidade: mulheres que contribuem com o INSS e são MEI podem solicitar o salário maternidade. Ele é pago durante 10 meses, a partir do primeiro pagamento. Esse benefício serve para que a pessoa possa se dedicar aos cuidados da criança e não perder a renda do trabalho.
3 – Auxílio Doença: o auxílio é concedido pelo INSS para quem contribuiu por, pelo menos, 12 meses. Pessoas que apresentam problemas de incapacidade temporária ao trabalho têm o direito de solicitar.
Benefícios do INSS para dependentes
Familiares e dependentes de quem é MEI também podem ter acesso aos benefícios do INSS que são exclusivos para a categoria; tais como:
Auxílio Reclusão: com carência de dois anos, caso o MEI seja preso, a família ou os dependentes têm direito de receber o auxílio durante a reclusão do contribuinte.
Pensão por morte: por fim, se o empreendedor falecer, a família terá acesso à pensão por morte. Caso haja mais de 18 contribuições com o INSS, o tempo pelo qual será pago o auxílio será de:
- Para pessoas com menos de 21 anos – 03 anos;
- Para pessoas entre 21 e 26 anos – 06 anos;
- Para pessoas com entre 27 e 29 anos – 10 anos;
- Para pessoas entre 30 e 40 anos – 15 anos;
- Para pessoas entre 41 e 43 anos – 20 anos;
- Para pessoas a partir de 44 anos – vitalício.
Como o MEI pode fazer as contribuições mensais?
A contribuição previdenciária do MEI se dá através do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). É a taxa de recolhimento tributária simplificada a qual a pessoa deve pagar enquanto microempreendedora.
Ao pagar corretamente o DAS, o cidadão terá assegurado todos os direitos do INSS que foram listados acima.