Tecnologia

Usos que você pode dar aos roteadores Wi-Fi que não usa mais em casa

Publicado por
Yanara Cardeal

Como todos os dispositivos tecnológicos, os roteadores também recebem atualizações ao longo do tempo. Embora suas diferenças não sejam muito abismais entre si, os novos modelos apresentam arranjos de velocidade, distância e potência que permitem uma melhor conexão nas casas das pessoas. Para muitos usuários, os modelos antigos de roteadores não são mais relevantes, então eles optam por se livrar deles ou simplesmente mantê-los armazenados sem lhes dar nenhum uso; no entanto, existem alguns usos específicos para dar vida a esses gadgets.

Para usá-los, você só precisará ter o cabo padrão do respectivo roteador e, também, ter um sinal Wi-fi ao qual este modem se conectará. Além disso, lembre-se de que, em termos de velocidade, é provável que seu modem antigo possa reduzi-lo, em comparação com o que você realmente recebe em casa. A seguir, deixaremos as opções de uso que você pode dar a esses dispositivos domésticos.

Amplie sua rede Wi-Fi existente usando seu antigo roteador

Este equipamento pode ser de grande ajuda se você estiver tendo problemas com a extensão da sua rede wi-fi, portanto, se você conectar o modelo antigo ao novo através de um cabo Ethernet, poderá configurar o antigo como repetidor que o ajudará a melhorar o alcance de sua conexão com a Internet.

Use-o como um switch estendendo as portas Ethernet

Os roteadores geralmente incluem duas a quatro portas Ethernet às quais você pode conectar dispositivos para acessar a Internet e sua rede local. Nesse sentido, através do roteador antigo, você poderá conectar um ao outro e, assim, expandir a rede local ou LAN, além de usá-los tanto para acessar a Internet quanto para gerenciar melhor suas conexões como um switch.

Crie uma rede Wi-Fi apenas para convidados

Se houver um menor em sua casa e você quiser mantê-lo longe de todo conteúdo adulto, com um roteador antigo você pode criar uma segunda rede Wi-Fi e configurar o controle dos pais nela, para bloquear o acesso a determinados espaços digitais.