Estreia muito dura para a Seleção de Uruguai e Coreia do Sul na Copa do Mundo de 2022 no Catar. No jogo de ida do Grupo H da Copa do Mundo, seleção sul-americana e seleção asiática empataram em 0 a 0 em jogo disputado e disputado, com poucas situações de risco, mas muita emoção. Para os homens de Diego Alonso, Diego Godín e Federico Valverde tiveram as chances mais claras com uma cabeçada e um chute de fora que acertou a trave.
Em alguns momentos, o controle da bola e do jogo foi inteiramente da Coreia do Sul, que tentou criar perigo a partir da velocidade de seus alas Heung-Min Son e Ui-jo Hwang. Em um dos momentos mais claros da partida, o próprio Ui-Jo Hwang ficou aberto na cobrança de pênalti após bela jogada pela direita e o chute saiu por cima do travessão.
Nos últimos minutos do primeiro tempo, o time de Diego Alonso se sentiu confortável pela primeira vez no jogo e gerou algumas situações, a mais clara com um cabeceamento de Diego Godín na cobrança de escanteio que acertou a base do taco e cruzou por toda a área.
Embora o Uruguai tivesse um pouco menos de posse de bola no ataque, o maior perigo que criava era quando lançava os atacantes para segurar e se fixar. A famosa garra charrúa entrou em campo: os homens de Diego Alonso foram a equipa intensa de sempre, claramente jogando menos do que lutando, e resistiram a uma Coreia do Sul que mostrou ordem, qualidade e garra para não ceder um centímetro ao empurrão rival.
Faltando 15 minutos para o fim, Cho-Gue Sung, que havia acabado de entrar, recebeu de costas para o gol mas sem marcar, virou e chutou forte e ao lado.
Aos 35 minutos do segundo tempo, Darwin Núñez fez um ótimo chute de meia distância, após virar para o centro da esquerda e chutar de pé direito na trave mais distante. O goleiro Kim voou, mas não alcançou, e a Coréia foi salva apenas porque a bola não surtiu o efeito desejado.
Assim como havia acontecido nos últimos minutos do primeiro tempo, o Uruguai conseguiu ter maior controle de bola no final do intervalo e chegou com certo perigo: com Edinson Cavani já em campo no lugar de Luis Suárez, o o ex-PSG teve um cabeceamento que não conseguiu desviar para o gol.
Aos 44, com um chute furioso, o Falcão desferiu o soco e estava prestes a fazer uma estreia dos sonhos no Mundial: chute de longe que acertou o canto direito do gol de Kim.
A Coreia do Sul respondeu imediatamente com uma bela jogada que Son finalizou de longe com um chute que errou a trave esquerda de Sergio Rochet. Não houve tempo para muito mais emoção e terminou em 0 a 0. Um ponto que pode ajudar o Uruguai, mas não o deixa satisfeito. Por outro lado, os coreanos mostraram que nenhum time vai usá-los, assim como outros times asiáticos fizeram na primeira data da Copa do Mundo no Catar 2022.