O Cadastro Único é um importante instrumento do governo para identificar as famílias de baixa renda que precisam de assistência social. Entretanto, muitos beneficiários podem ter seus benefícios bloqueados ou cancelados caso não cumpram com as regras estabelecidas pelo programa.
Diante desses fatos, diversas prefeituras de cidades do país estão convocando os beneficiários do Cadastro Único para regularizarem suas situações no sistema.
Para ajudar você a entender melhor, listamos abaixo os 5 principais motivos que podem levar os beneficiários a entrarem na lista de convocados, e consequentemente ao bloqueio ou cancelamento do seu benefício.
Quem está lista de convocação geral do Cadastros Único? Esses são os 5 motivos
1. Falta de atualização cadastral
A atualização dos dados do Cadastro Único é fundamental para garantir que as informações estejam corretas e atualizadas. Se as informações não forem atualizadas, os benefícios podem ser suspensos ou cancelados.
2. Descumprimento das condicionalidades
Quando uma família é beneficiada pelo programa, é preciso cumprir com algumas regras, como garantir o acesso à saúde e à educação das crianças, adolescentes, jovens e gestantes. Caso essas regras não sejam cumpridas, os benefícios podem ser bloqueados.
3. Averiguação e Revisão Cadastral
A averiguação é um processo de comparação dos dados do Cadastro Único com outras bases de dados, como o CNIS. Já a revisão cadastral é um processo anual que identifica famílias que não atualizaram seus dados há mais de dois anos. Ambos os processos visam garantir a veracidade das informações prestadas ao programa.
4. Famílias não localizadas
Caso a equipe de cadastro da prefeitura de sua cidade não consiga localizar a família no endereço informado ou não receba a visita domiciliar de um servidor do município para avaliar a situação socioeconômica, os benefícios podem ser bloqueados.
5. Omissões de informação
É importante prestar todas as informações corretas e verdadeiras ao Cadastro Único. Qualquer informação falsa ou omissão de informações podem levar ao bloqueio ou cancelamento dos benefícios.
O CadÚnico é a porta de entrada para mais de 30 programas do Governo Federal.
- Bolsa Família
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Programa Minha Casa Minha Vida
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
- Auxílio Aluguel
- Auxílio Gás
- Antena de TV de Graça
- Auxílio Enxoval
- Auxilio Reforma
- Acesso a programas de crédito
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Isenção de taxa de inscrição em concursos públicos
- Bolsa Atleta
- Id Jovem
- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
- Carteira do Idoso
- Programa Brasil Carinhoso
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)
- Programa Nacional de Crédito Fundiário
- Programa Cisternas
- Telefone Popular
- Entre outros!
Para maiores informações sobre programas sociais, acesse o site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome