Os hormônios podem deixar as unhas quebradiças durante a gravidez, é importante cuidar delas e também observar se elas mudam de cor. Durante a gravidez, as unhas também podem sofrer alterações: muitas vezes crescem muito mais rápido.
Mas também ficam mais frágeis, por isso devemos ter um cuidado especial com elas, mas também saber o motivo pelo qual elas quebram tanto. Agora estamos falando sobre unhas quebradiças na gravidez e quais são suas causas.
À medida que a gravidez avança, você pode notar como seu cabelo fica mais fino, como você perde um pouco da visão ou suas gengivas incham. Também que as unhas sofrem e tudo isso que temos a dizer, se deve a uma causa simples e simples:
Os hormônios, que durante a fase de gestação são “revolucionados” e causam mudanças constantes em nosso corpo, e também que temos constantes mudanças de humor.
Os hormônios fazem com que as unhas durante a gravidez cresçam mais rápido, mas em muitos casos elas também ficam mais frágeis e até ficam cobertas de sulcos transversais.
Embora no início a situação possa ser preocupante, você não deve se alarmar, pois em todos os casos, esse problema é temporário e se resolve em média seis meses após o parto (ou, na verdade, quando terminamos de amamentar).
Para evitar que as unhas se quebrem demais durante os nove meses de gravidez, será importante prestar atenção especial aos cuidados com as mãos.
Durante este período, possivelmente o melhor a fazer é evitar a aplicação de qualquer tipo de esmalte, não só porque é prejudicial ao feto (ou pelo menos é o que vários estudos que relacionam a toxicidade dos esmaltes e como afetar o bebê), mas porque unhas fracas e quebradiças facilitarão a absorção de substâncias tóxicas /químicas em seu corpo.
Outra coisa que você pode fazer é tentar comer uma dieta rica em frutas e legumes, assim você pode encher as unhas com sais minerais e fortalecê-las. Você pode precisar de um suplemento.
Muitas vezes unhas quebradiças indicam falta de vitaminas, então tomar um suplemento pode ser a escolha certa, no entanto, esta é uma escolha que seu ginecologista deve fazer.
O mesmo pode ser apontado também para os cabelos que caem durante a gravidez. É uma questão de cuidar um pouco mais da alimentação e tomar um suplemento que o médico aprove. Por fim, também é importante prestar atenção à cor das unhas. Se ficarem roxos, podem estar escondendo um problema circulatório.
Se eles ficarem amarelos, muitas vezes é o corpo dizendo que você está usando produtos cosméticos ruins. Monitore sempre a qualidade, principalmente durante a gravidez ou como recomendamos, evite usar esmalte durante esses meses.