Unhas postiças: quais são os riscos para as mãos?

Cuidado com as unhas postiças, pois podem ser perigosas para a saúde das unhas se as usarmos com frequência

Ter uma manicure perfeita não é fácil. Por esse motivo, muitas pessoas decidem confiar nas unhas postiças, que aderem rapidamente à unha real e sempre parecem frescas, como se tivéssemos acabado de sair de uma manicure ou salão de beleza. Apenas um pequeno problema. As unhas de pressão não são exatamente “livres de riscos”. Veja a seguir os cuidados que você precisa  ter.

Unhas postiças: quais são os riscos para as mãos?

A extração incorreta dessas da unha quando queremos removê-las pode fazer com que acabemos com parte da unha natural arrancada ou também, que soframos de descamação.

Por esta razão, muitas vezes é recomendado a forma mais segura de retirar as unhas postiças, mergulhando-as em acetona, que vai dissolver a cola que têm estes tipos de unhas e que (deve dizer-se) costuma ser “extra” forte.

Por outro lado, se você está preocupado que a própria acetona acabe ressecando sua pele, você pode mergulhar as unhas na água ou usar o lado angulado de um bastão de madeira de laranjeira para removê-las . Tudo o que você precisa fazer é deslizar o bastão suavemente sob a superfície, alternando de um lado da unha para o outro para soltar a união em ambos os lados. Deve quebrar e sair, mas se não quebrar, não force.

Outra coisa importante para evitar complicações : as unhas postiças podem durar até algumas semanas, mas isso não significa que você tenha que substituí-las por novas a cada 15 dias. Você deve fazer longas pausas e deixar sua unha natural respirar. Infelizmente, as infecções geralmente ocorrem sob a unha fértil, causando a proliferação de bactérias e fungos . se proliferem facilmente devido à umidade. Sempre que a água fica presa entre sua unha natural e uma unha postiça (por exemplo, quando você lava as mãos), você está se colocando em risco a saúde de suas unhas .

Há também outro risco: a cola também pode causar reações alérgicas . A dica é aplicar uma quantidade adequada, que costuma ser semelhante a uma gota, apenas nas unhas e evitar tocar a pele ao redor da unha, que é onde costumam ocorrer mais reações.

Como remover as cutículas das unhas em 3 passos

As razões pelas quais se aconselha nunca cortar as cutículas das unhas são diversas: primeiro, existe o risco de cortar demais e contrair infecções e, segundo, porque tendem a endurecer cada vez que as cortamos. Isso não significa que devemos deixar nossas cutículas sem nenhum cuidado. Na verdade, um dos primeiros passos para fazer qualquer manicure, ou colocar unhas postiças, é remover bem as cutículas e para isso é tão simples quanto aplicar os três passos básicos que vamos listar.

Coloque as mão de molho

Encha uma bacia com água, despeje um pouco de sabão neutro e mantenha as mãos ou os pés dentro por alguns minutos, o tempo suficiente para amolecer as cutículas das unhas, para que mais tarde, quando você precisar removê-las, seja muito mais fácil e fácil. , menos doloroso (algumas pessoas sentem algum desconforto ao retirar a cutícula). Para amaciá-las, você também pode esfregá-los com um óleo natural : dependendo do estado deles, só esta etapa pode ser suficiente para amolecê-los.

Trate bem a cutícula

Depois de amolecermos as cutículas, é hora de retirá-las e para isso devemos empurrar a cutícula em direção à base e laterais das unhas. Para isso, é necessário o chamado “ pau de laranja ”, que devemos usar com absoluta delicadeza para evitar traumas. Você deve proceder neste sentido, se as cutículas tiverem uma certa extensão e nunca cortar as cutículas, pois protegem as unhas da entrada de germes e substâncias externas.

Algumas pessoas, embora não seja algo que sempre se faz, uma vez que terminam de remover as cutículas, costumam passar por cima de uma lima de papelão para poder uniformizar toda a cutícula e assim torná-la bem menos visível ou perceptível.

Hidrate as unhas

Por fim, será fundamental passar e passar nos dedos, unhas e cutículas um creme ou óleo hidratante e emoliente, quase como se os quisesse compactar suavemente: um daqueles gestos que se integram na rotina de beleza para também manter essas partes da mão ou pés moles. Na verdade, mesmo quando você não precisa remover as cutículas, seria uma boa ideia aplicar um creme ou óleo nas mãos ou nos pés e assim você verá como a pele fica sempre mais bem cuidada.

Estes são os três passos simples que podemos aplicar para remover as cutículas das unhas . A partir daqui, você pode realizar qualquer manicure ou tratamento de unhas que deseja exibir.

Por outro lado, e como você já deve imaginar, nunca é aconselhável morder ou tentar arrancar as cutículas, muito menos simplesmente empurrá-las com a unha, pois você pode fazer qualquer corte, promovendo infecções, sangramento e vermelhidão.

Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional.