As unhas encravadas são um problema muito irritante e, infelizmente, muito comum. As unhas encravadas costumam causar muita dor e podem, se não tratadas, até se infectar. Os tipos de unhas mais propensos a encravar são as dos dedos dos pés, em particular a do dedão do pé, que costuma bater no sapato.
Uma unha encravada ocorre quando a unha penetra na pele e continua a crescer, causando uma área mais dura na pele, que fica dolorida se tocada ou pressionada. Com o tempo, a unha continua a crescer, agravando a situação. A área pode inchar, inflamar e, eventualmente, infectar.
Infelizmente, algumas pessoas são mais suscetíveis a unhas encravadas. Algumas têm a pele dos pés muito macia ou unhas naturalmente mais duras, curvadas e afiadas, que podem cortar facilmente a carne. Se você enfrenta esse problema com frequência, tente evitá-lo usando sapatos que se ajustem ao seu tamanho. Como já mencionado, usar sapatos muito apertados é uma das principais causas de unhas encravadas, pois a ponta do sapato comprime a pele do dedão do pé e a empurra contra a unha.
Também é importante deixar os pés livres o máximo possível: assim que chegar em casa, retire tanto os sapatos quanto as meias. Outra causa desse problema é cortar as unhas muito curtas e arredondadas. Nunca corte os cantos das unhas, pois elas podem crescer em várias direções e encravar. De fato, as unhas devem ser cortadas retas e em formato retangular para facilitar o crescimento correto.
Se você deseja tratar unhas encravadas, lembre-se de manter os pés sempre limpos. Portanto, faça pelo menos um escalda-pés por dia, o que servirá tanto para afastar as bactérias quanto para amolecer a unha.
Se a unha ainda não estiver muito profunda ou não estiver infectada, você pode tentar resolver o problema com uma bola de algodão ou um cotonete embebido em azeite. Após amolecer a unha com água quente, aplique o azeite e pressione suavemente a esponja contra a pele, tentando separá-la ao máximo da unha.
Se você sentir muita dor, pare e amoleça a unha com mais óleo e um pouco de óleo de melaleuca. O óleo de melaleuca acalmará a inflamação e combaterá a proliferação bacteriana.
O suco de cebola é um tratamento eficaz para unhas encravadas e ajuda a prevenir infecções. Extraia o suco de uma cebola e aplique-o sobre as unhas afetadas. Deixe o suco secar nas unhas e repita o procedimento regularmente para obter resultados positivos.
O alho é um antibiótico natural que também acelera o processo de cicatrização de unhas encravadas e previne infecções. Amasse um dente de alho e aplique-o diretamente na área afetada. Cubra com um curativo, deixe agir durante a noite e enxágue pela manhã. Repita diariamente até obter resultados visíveis.
O limão é outro ingrediente natural que auxilia no tratamento de unhas encravadas e acelera a recuperação. Seu ácido cítrico ajuda a prevenir e combater infecções, melhorando a saúde das unhas. Corte um limão ao meio e esfregue-o na unha afetada várias vezes ao dia. Alternativamente, coloque uma rodela de limão sobre a unha, cubra com um curativo e deixe agir durante a noite.
Cubra temporariamente o dedo com gaze e tente o procedimento novamente após algumas horas.
Atenção! Se você não conseguir resolver o problema sozinho, entre em contato com um podólogo ou vá ao médico, que poderá recomendar pomadas específicas para aplicar ou, se necessário, remover a unha encravada.