Umectação Capilar: conheça os benefícios e como fazer corretamente

Publicado por
Yanara Cardeal

 

Umectação Capilar: conheça os benefícios e como fazer corretamente

Umectação Capilar: conheça os benefícios e como fazer corretamente 

Os cachos estão em alta, assim como os tratamentos para deixar esse tipo de cabelo mais bonito, brilhante e saudável. Um dos mais conhecidos é a umectação capilar , também chamada de nutrição capilar.

O procedimento repõe os nutrientes que se perdem diariamente ao lavar os cabelos, secá-los com ar quente, ir à praia ou até mesmo devido à poluição na cidade. Desta forma, evita-se o ressecamento, o enfraquecimento e a queda de cabelo.

O que é a umectação capilar?

Umectação é um tratamento feito com óleos vegetais para hidratar e dar força às mechas, além de repor a oleosidade natural e prevenir o ressecamento dos cabelos. Devido ao alto poder dos óleos, o procedimento deixa os cabelos mais macios e relaxados, sendo uma opção também para quem deseja diminuir seu volume.

Para ser totalmente eficaz, o ideal é que o tratamento seja feito com óleos 100% vegetais. A vantagem, além de não aplicar produtos químicos nos cabelos, é que o processo pode ser feito em casa, tem baixo custo e não requer ajuda de um profissional, por ser bastante simples. No entanto, deve sempre consultar um especialista se este tratamento é adequado para o seu cabelo tendo em conta as suas características.

>>Crie sua própria máscara “peel off” para remover cravos em casa

Entre os óleos amados para hidratar o cabelo estão:

1- Óleo de coco: rico em vitaminas E e K e ácidos graxos, é um excelente aliado para deixar os cabelos bonitos, pois restaura os cabelos e estimula o crescimento saudável.

2- Óleo de mamona: uma das opções mais completas, pois restaura os cabelos, estimula o crescimento, reduz a caspa, tem ação antifúngica e antibacteriana, sela as cutículas, reduz o frizz e confere brilho.

3- Azeite virgem extra: contém vitaminas A, D, E e K e antioxidantes, além de ser um poderoso emoliente capaz de atingir as camadas mais profundas do cabelo, o que ajuda a prevenir a queda.

4- Óleo de abacate: indicado para cabelos quebradiços e secos, pois contém proteínas e aminoácidos que auxiliam na reestruturação da fibra capilar.

5- Óleo de Argan : Outro favorito no tratamento capilar, devido ao fato de que penetra facilmente nos cabelos, é rico em ácidos graxos e combate o envelhecimento das mechas.

>>Aprenda 4 truques para firmar bochechas flácidas

Benefícios da Umectação

O tratamento é recomendado, sobretudo, para mulheres com cabelos crespos e em transição capilar. Isso ocorre porque a estrutura da mecha torna o óleo natural mais difícil de alcançar da raiz às pontas, deixando o cabelo seco e sem brilho.

No entanto, a hidratação pode ser usada para qualquer tipo de cabelo. Recomenda-se apenas que as madeixas lisas ou menos volumosas sejam cautelosas na quantidade de óleo para não deixar os cabelos pesados ​​e oleosos.

Além de hidratar e fortalecer os cabelos, o hidratante reduz o volume, o frizz e as pontas duplas, restaura a saúde dos cabelos devido aos nutrientes presentes nos óleos e previne a queda dos cabelos.

A massagem do couro cabeludo, que é realizada com a aplicação do óleo, também é benéfica, pois estimula a circulação sanguínea e a produção de óleo natural, deixando os cabelos hidratados e bonitos por mais tempo.

>>Depilação sem dor com cera natural feita com 2 ingredientes

Como fazer

Basicamente, os cabelos devem ser separados em mechas e o óleo aplicado na raiz, massageando o couro cabeludo, indo dos fios até as pontas.

O processo é rápido e simples, podendo ser feito tanto à noite (assim que você dorme) quanto por alguns minutos ao longo do dia, durante a preparação do jantar ou limpeza da casa.

Umectação noturna

Antes de dormir, separe o cabelo seco em mechas e aplique o óleo vegetal de sua escolha. Massageie bem o couro cabeludo, passe o produto da raiz às pontas, tomando cuidado para não deixar os fios sem óleo.

Quando terminar, coloque um boné ou enrole um pano em volta da cabeça e durma. No dia seguinte, lave bem a cabeça para remover qualquer resíduo de óleo. Dica: Coloque uma toalha no travesseiro para evitar que a capa fique suja.

>>Botox capilar caseiro para nutrir, alinhar os fios e dar brilho ao cabelo

Umectação  durante o dia

Antes do banho, com os cabelos secos, aplique o óleo vegetal da mesma forma que foi explicado no item anterior. Coloque a capa térmica e deixe agir por 1 hora. Em seguida, lave o cabelo imediatamente para evitar deixar vestígios de óleo no cabelo.

>>Faça suas sobrancelhas e cílios crescerem mais rápido usando 3 ingredientes