O enigma de hoje é um teste visual complicado que testará sua percepção. Somente pessoas com alto QI e forte senso de detalhe podem aceitar esse desafio. Os autores dessa ilusão de ótica revelaram que apenas 2% dos testados conseguiram localizar o gato escondido na imagem. E isso, respeitando o prazo. É certo que 25 segundos podem parecer muito tempo. Mas, para a maioria das pessoas, é bastante insuficiente para detectar o animal em questão.
Como você sabe, as ilusões de ótica sobrecarregam o cérebro, pois seu campo de visão é perturbado por uma realidade distorcida. Cada um pode ter sua própria percepção: os objetos, as sombras ou a decoração podem mudar de acordo com a perspectiva de cada um. Mas, usando sua inteligência e principalmente empregando toda a sua atenção, você poderá encontrar rapidamente esse gato.
O exercício é difícil porque esta ilustração muito colorida, que apresenta um camarim, está carregada de elementos. Portanto, você corre o risco de perder tempo concentrando-se em certos pontos não essenciais. Não é preciso pensar muito: acima de tudo, é preciso ter uma boa visão geral de tudo e usar a agilidade mental para não ultrapassar o tempo regulamentar.
Então, qual é o veredicto? Ainda não vê a sombra de um gato neste camarim carregado de roupas e acessórios?
Precisa de uma pequena dica? O gato se esconde na parte direita da imagem. Direcione o olhar para o guarda-roupa onde estão penduradas roupas, bolsas, sapatos, malas e outros itens soltos. Nós te ajudamos muito lá!
Com ou sem a nossa pista, se você conseguiu encontrar essa famosa bola de cabelo em menos de 25 segundos, aplaudimos seu admirável senso de observação e seu raciocínio rápido.
Se, apesar de nossa ajuda, você ainda não consegue determinar onde está o animal, sua percepção visual está definitivamente perturbada por todos esses elementos. Você encontrará sua localização na imagem abaixo. Observe bem a ilustração novamente: o gato está justamente na prateleira de baixo, logo atrás dos sapatos amarelos. Você vê isto agora? Sim, garantimos, estava particularmente bem escondido!
As ilusões podem ser ópticos, cognitivos e fisiológicos. Também conhecidas como “percepções visuais”, referem-se à forma como o cérebro interpreta o que vê: a sua sensação é geralmente diferente da realidade objetiva, porque está sujeita a um trompe-l’oeil que enfatiza uma disfunção do processo visual. Essas ilusões de ótica são amplamente utilizadas no campo da psicanálise para aprender mais sobre o funcionamento do cérebro e da mente humana. Além disso, os especialistas incentivam fortemente os pais a desenvolver as habilidades cognitivas de seus filhos, fazendo com que eles participem desses testes lúdicos. Na verdade, eles podem treinar sua mente de forma criativa e divertida, tentando encontrar vários objetos, animais ou personagens escondidos nas imagens.