Tecnologia

Twitter permitirá que você se “desmarque” de tweets que mencionam seu user

Publicado por
Evelin Leone

A plataforma quer permitir que você se desmarque e ao remover o marcador, não serão recebidas mais notificações dessa conversa ou desse tweet. O Twitter já está trabalhando no desenvolvimento de um novo recurso que permitirá que seus usuários “excluam” quando um usuário for marcado em tweets.

Uma mudança importante na “narrativa” desta rede social, pois permitirá cancelar a inscrição nas conversas de outras pessoas das quais você não deseja participar.

No Twitter, eles se referem a essa nova função como “unmentioning” (traduzida por “desmarcar”) e já foi testada entre um grupo selecionado de usuários que conseguiram deixar de ser marcados em tweets publicados por outros. Um grupo muito pequeno, segundo o Twitter, que também só conseguiu testar essa função a partir da versão web da plataforma de microblogging.

No ano passado o Twitter já mostrou uma prévia preliminar de como essa função poderia funcionar e até o momento não foram divulgadas informações sobre possíveis planos e datas para que ela se torne mais uma funcionalidade da plataforma.

Com este procedimento, embora o nome de usuário continue sendo escrito nos tweets, o que não está mais ativo é o link para a conta do usuário que “desmarque” a menção, para que ele não seja notificado de novos tweets dessa conversa nem de quem acessa esses tweets poderão clicar no seu nome para chegar ao seu perfil.

Para eliminar as menções, o procedimento se baseia em acessar o ícone com os três pontos que aparece na parte superior direita de um tweet de terceiros, onde aparecerá a opção “Sair desta conversa”. Um menu pop-up explica que cancelar a assinatura dessa conversa exclui a menção do nome do usuário.

A partir desse momento, o nome do referido usuário será exibido em cinza para indicar que ele foi cancelado na conversa e não pode mais ser marcado.

Essa medida torna mais fácil deixar de receber notificações de mensagens irritantes, ofensivas ou de ódio, o que resulta na política de segurança que o Twitter começou a implementar meses atrás para impedir abusos e assédios por meio dessa rede social. Este é mais um passo que une medidas como a já disponível função que permite selecionar quem pode responder a um tweet .