Antes do início da guerra da guerra na Ucrânia, o Twitter lançou uma campanha com dicas para garantir a segurança de seus usuários da Ucrânia. Ao longo de ontem, a conta oficial do Twitter Safety publicou uma série de instruções escritas em ucraniano indicando aos usuários daquele país o procedimento a seguir para fechar seus perfis e assim proteger suas contas.
Twitter publica tópico com dicas de segurança cibernética para usuários da Ucrânia que estão na zona de conflito. A mensagem que a rede social pretende transmitir é que a segurança passa também pela proteção das contas digitais. Esta campanha destina-se especialmente aos ativistas anti-guerra, pois são eles que correm maior risco.
As mensagens em questão foram originalmente escritas em inglês e traduzidas para o ucraniano usando a ferramenta de tradução do Google integrada no Twitter. Nos tweets, a rede social explica passo a passo como proteger uma conta caso seu proprietário tenha medo de que informações publicadas no passado possam representar um risco.
“Quando você usa o Twitter em um conflito ou em uma área de alto risco, você precisa saber como gerenciar e proteger seu perfil e suas informações digitais”, foi a mensagem que abriu o tópico, composto por um total de 21 tweets.
Cada um de seus tweets inclui dicas e links sobre segurança cibernética na rede social. O Twitter recomenda, por exemplo, ativar o fator de autenticação dupla para evitar que alguém invada o perfil do Twitter. Eles também lembram que, se um usuário quiser excluir seu perfil do Twitter, é aconselhável desativá-lo antes.
Dessa forma, o nome de usuário, perfil e tweets publicados desaparecerão, a menos que o titular da conta reative a conta dentro de 30 dias. Da mesma forma, o Twitter recomenda desabilitar todas as funções que permitem que um terceiro conheça o local de onde o usuário está escrevendo.