Twitter: aviso para não compartilhar algo sem ler é sucesso e virá em breve.
Há alguns meses, o Twitter anunciou que adicionaria avisos que incentivariam os usuários a ler os links que retuíam antes de compartilhá-los. Uma medida que embora por ora não tenha chegado ao Brasil está sendo um sucesso segundo a própria rede social.
Este aviso do Twitter parece estar funcionando. Tanto que a empresa planeja expandi-lo para todos os usuários da plataforma internacionalmente “muito em breve”. Este teste foi introduzido em junho apenas no Android, para promover uma discussão “informada” e reduzir um pouco o movimento de desinformação existente na plataforma.
A rede social de Jack Dorsey compartilhou os resultados de sua experiência e eles foram um sucesso. Esses prompts fizeram com que os links abrissem antes de serem compartilhados com 40% mais frequência. Algo que é bastante se levarmos em conta o ambiente tóxico do Twitter.
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Leia os artigos antes de compartilhar
O anúncio dos resultados está sendo feito por meio do Twitter Commons, conta da empresa dedicada a esse tipo de dados. Além dos 40% adicionais de frequência, outro dado esperançoso diz que os usuários do grupo de teste que abriram um artigo, leram e retuitaram foram 33% mais do que aqueles que o fizeram sem a mensagem de teste.
Mas o dado mais relevante é aquele que menciona que houve pessoas que, após a leitura do artigo, não fizeram RT. É muito comum um usuário compartilhar um artigo desinformativo apenas sendo guiado pelo título (que geralmente é inflamatório ou clickbait ), independentemente do resto. RT cancelado é a pessoa que não compartilha esse tipo de conteúdo, o que é muito bom.
Suzanne Xie, diretora de gerenciamento de produtos do Twitter, disse: “É fácil para os artigos se tornarem virais no Twitter. Às vezes, isso pode ser ótimo para compartilhar informações, mas também pode ser prejudicial para a fala, especialmente se as pessoas não o fizerem eles leram o que estão retuitando. “
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Problema de desinformação
Os recentes problemas que o Twitter teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacam o problema da desinformação na rede social e nos tempos. Milhares de pessoas todos os dias compartilham todos os tipos de conteúdo falso, como teorias da conspiração sobre Bill Gates, 5G “> 5G e, claro, COVID-19.
Essas mudanças podem ser a primeira de muitas outras medidas (de preferência mais severas) que podem ser fundamentais para mudar o panorama desta rede social e promover um ambiente mais saudável e menos tóxico. Incentivar os usuários a não serem influenciados por impulsos politicamente tendenciosos pode ser significativo, e o Twitter sabe disso.
O Twitter enfrenta agora, junto com outras redes sociais, o problema da desinformação em suas piores datas: as eleições para a presidência dos Estados Unidos. Eleições que no passado já causaram sérios problemas para outras redes sociais como o Facebook.
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