Twitter agora esconde tweets copiados literalmente para evitar spam.
É muito comum navegar no Twitter e encontrar o mesmo tweet repetido mil e uma vezes, literalmente copiado de outros. Embora o mais fácil seja pensar que isso é uma demonstração de falta de originalidade, vai além; é um problema sério para o Twitter, já que esses tweets costumam ser a base para cadeias de spam ou campanhas de desinformação usando bots.
>Twitter libera opção de escolher quem pode responder aos seus tweets
O Twitter está farto e quer matá-los. A rede social de Jack Dorsey anunciou que irá ocultar tweets que incluem texto copiado na íntegra, ou seja, copiado e colado sem alterações na fonte.
Suas novas políticas incluem censurar o chamado “copypasta”, que no jargão da Internet é a prática de usar texto duplicado de uma postagem original e compartilhá-lo em sites e fóruns da Internet. Dessa forma, diz o Twitter, você pode evitar cadeias de spam e problemas adicionais.
>TikTok pode ser fundido com o Twitter para evitar sua proibição nos Estados Unidos
Twitter irá esconder tweets copiados
O anúncio foi feito pelo Twitter em um breve tweet no qual afirma que eles levaram a cabo a decisão porque notaram um aumento nestes “copypasta”. De acordo com a rede social, eles vão agora censurar qualquer tentativa de copiar, colar e tweetar o mesmo texto de um tweet original.
“Vimos um aumento no ‘copypasta’, uma tentativa de muitas contas de copiar, colar e tweetar a mesma frase. Quando vemos esse comportamento, podemos limitar a visibilidade dos tweets”, diz o tweet. A decisão foi comemorada pelos tweeters , que deram grande repercussão ao tweet no Twitter.
>TwikTwok: Conheça nova plataforma que combina o TikTok e Twitter
O Twitter reservou como limitará a visibilidade desses tweets. Em geral, essa rede social tende a sobrepor esses tweets com avisos que os usuários podem remover manualmente para visualizá-los. Algo que não faz muito sentido, já que basta buscar a fonte original para ver o tweet em questão.
Resolvendo um problema
O “copypasta” é um grave problema que afetou não só o Twitter, mas praticamente todas as redes sociais de uma forma ou de outra. Essa prática é uma provação para criadores de conteúdo e criadores de propriedades intelectuais, que veem como esse conteúdo é plagiado flagrantemente privado de um tráfego potencial bem-vindo aos criadores.
O Twitter, há algum tempo, tomou algumas medidas bem leves para aliviar esse problema, mas nunca algo tão direto como isso.
>Facebook e Instagram começam a fusão de chats: veja aqui o que muda
Mas não estamos falando apenas sobre ‘arte’ ou criação de conteúdo. Muitos usuários costumam usar botnets especializados para postar uma mensagem repetidamente a fim de gerar spam que beneficia certas ideologias ou movimentos. Uma prática muito praticada por grupos de conspiração, como os negadores do COVID-19 ou crentes na maluca teoria da conspiração que liga o coronavírus a Bill Gates.
A dúvida permanece sobre os falsos positivos. Descobrir a origem de um tweet pode ser uma tarefa complicada e é mais do que provável que, em alguns casos, o Twitter encontre um falso positivo que torna os tweets originais invisíveis. Presumivelmente, isso pode ser aliviado entrando em contato com a plataforma.
>Personalize o plano de fundo das chamadas de vídeo no Messenger