Tudo que vocĂȘ precisa saber sobre como lidar com o couro cabeludo oleoso

O couro cabeludo oleoso Ă© um convite para a maioria dos problemas capilares

O couro cabeludo oleoso é um convite para a maioria dos problemas capilares, desde caspa, raízes pegajosas até pontas duplas e queda de cabelo.

O excesso de Ăłleo no couro cabeludo pode danificar o cabelo, bloqueando a absorção de nutrientes pelo couro cabeludo , pois age como uma camada de sebo que impede a penetração de qualquer coisa dentro do couro cabeludo. Para tratar o seu couro cabeludo oleoso, senhoras, vocĂȘ precisa localizar a razĂŁo pela qual vocĂȘ tem um! Vamos descobrir.

RazÔes para o couro cabeludo oleoso

O excesso de secreção de óleo e sebo pelas glùndulas sebåceas no couro cabeludo é uma das principais causas de couro cabeludo oleoso. Isso pode acontecer devido a desequilíbrios hormonais em seu corpo ou devido à genética que codifica o excesso de produção de sebo. Nesse caso, não apenas o couro cabeludo, mas a região facial e outras partes do corpo, como as costas ou o pescoço, também podem parecer oleosos.

Uso de produtos em excesso

O excesso de produção de Ăłleo e sebo no couro cabeludo pode ser resultado de tendĂȘncias de baixa absorção nas raĂ­zes do cabelo e nos poros do couro cabeludo. Isso pode ser resultado de bloqueios nos poros do couro cabeludo devido Ă  retenção de pequenas impurezas. TambĂ©m pode ser resultado do excesso de branqueamento do cabelo ou do uso de produtos quĂ­micos que podem fechar os poros.

Lavagem em excesso

A oleosidade também pode ser produzida em excesso no couro cabeludo como um mecanismo de reação devido à ação do tratamento térmico ou do xampu. Devido ao tratamento térmico excessivo, o couro cabeludo tende a ficar seco e, para compensar a falta de umidade, o couro cabeludo secreta excesso de oleosidade e sebo. O uso de xampus ou cores de cabelo que não combinam com o couro cabeludo também pode atuar como um fator para aumentar a produção de óleo.
Fatores ambientais externos, como umidade, também desencadeiam a produção de sebo no couro cabeludo e levam à formação de caspa.

DeficiĂȘncia de vitamina B

A deficiĂȘncia de vitamina B Ă© a razĂŁo oculta pela qual a maioria das pessoas tem couro cabeludo oleoso. A vitamina B ajuda a regular a produção de Ăłleo no couro cabeludo e ainda controla os nĂ­veis de pH. NĂŁo ter vitamina B suficiente pode causar excesso de produção de sebo no cabelo devido a um desequilĂ­brio nos nĂ­veis de pH.
Para lidar com o couro cabeludo oleoso, vocĂȘ precisa identificar o motivo do desenvolvimento do excesso de oleosidade no couro cabeludo. Depois de saber o motivo, vocĂȘ pode tratĂĄ-lo facilmente e se livrar dele em algumas semanas.

Remédios para couro cabeludo oleoso

MĂĄscaras de cabelo de vitamina B

A aplicação de mĂĄscaras capilares ricas em vitamina B pode ajudar a reduzir a produção de Ăłleo no couro cabeludo em quase cinquenta por cento. Atua diretamente na causa raiz do excesso de produção de sebo e ajuda a manter um ciclo natural de sebo. Aqui estĂŁo algumas mĂĄscaras capilares de vitamina B que vocĂȘ pode fazer em casa para tratar o couro cabeludo.

Banana e Ăłleo de girassol para tratar couro cabeludo oleoso

Amasse uma banana e adicione algumas colheres de Ăłleo de girassol e misture bem para formar uma pasta uniforme. Aplique esta mistura no couro cabeludo e em seguida, deixe agir por 15 minutos. Lave o cabelo com ĂĄgua morna e um xampu suave adequado ao seu tipo de couro cabeludo .

A banana é um agente suave e ajuda a regular o excesso de produção de sebo devido a fatores hormonais e externos. Ambos os ingredientes possuem alta concentração de vitamina B, o que torna esta måscara uma ótima opção para pessoas com couro cabeludo sensível .

Abacate e LimĂŁo

Amasse um abacate e esprema meio limão para fazer uma måscara capilar eficiente. Aplique a mistura uniformemente no couro cabeludo e  em seguida, deixe agir por 20 minutos. Termine lavando o cabelo com um shampoo suave.

O limĂŁo tem concentração ĂĄcida e ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo e a combater os agentes que desencadeiam a produção de Ăłleo. TambĂ©m atua nas bactĂ©rias que podem ser responsĂĄveis ​​pela produção de Ăłleo em excesso no couro cabeludo.

Ovo e Ăłleo de amĂȘndoa para tratar  couro cabeludo oleoso

Bata bem dois ovos e em seguida,  adicione algumas colheres de Ăłleo de amĂȘndoa Ă  mistura. Aplique esta pasta como uma mĂĄscara em todo o couro cabeludo  em seguida deixe agir por 20 minutos. Posteriormente, lave bem o cabelo com um xampu perfumado, pois seu cabelo pode cheirar um pouco a ovo depois de usar esta mĂĄscara.

Ovos e Ăłleo de amĂȘndoa sĂŁo fontes naturais de vitamina B , que ajudam a restaurar o equilĂ­brio de sebo no couro cabeludo. O Ăłleo de amĂȘndoa ajuda a atrair outras partĂ­culas de Ăłleo e resulta na eliminação completa do Ăłleo extra do couro cabeludo.

Abaixo estĂŁo algumas dicas para atenuar um couro cabeludo oleoso

Cuidado ao Pentear

Não use o pente para tirar a caspa do couro cabeludo. Isso pode levar a lesÔes na pele do couro cabeludo, o que resulta na produção de óleo em excesso. Dessa forma, ao pentear o cabelo, certifique-se de que os dentes do pente não tocam no couro cabeludo, pois isso também desencadeia a produção de óleo .

Reduza o uso de xampu seco

O xampu seco resseca o couro cabeludo enquanto absorve a sujeira e a sujeira gordurosa. Por conta disso, o uso regular de xampu seco resseca completamente o couro cabeludo, o que resulta em excesso de produção de óleo. Portanto, restrinja o uso de xampu seco em sua rotina regular.

Shampoo anticaspa

Para lidar com o couro cabeludo oleoso, vocĂȘ pode lavar regularmente o cabelo com um shampoo anticaspa que ajuda a eliminar o excesso de oleosidade do couro cabeludo. Por isso, escolha um shampoo shampoo fresco especifico para cuidar do couro cabeludo oleoso e  dĂĄ ao seu couro cabeludo um alĂ­vio refrescante.

ATENÇÃO! O conteĂșdo deste artigo Ă© de cunho informativo e nĂŁo pode substituir a consulta mĂ©dica profissional. Dessa forma, o ideal Ă© consultar um especialista antes de usĂĄ-los e atĂ© mesmo fazer um teste de alergia. Lembre-se de consultar seu tricologista ou dermatologista antes de aplicar qualquer produto no cabelo.