O óleo de jojoba oferece todos os tipos de benefícios para o seu cabelo, desde a redução do frizz até o controle da caspa, saiba de tudo. Você provavelmente encontrou óleo de jojoba em pelo menos um de seus produtos capilares.
Embora seja comum encontrá-lo na lista de ingredientes do seu cuidado capilar orgânico favorito, ele também pode ser encontrado em produtos de marcas de prestígio.
eles compartilharam a melhor maneira de usar o óleo de jojoba, não importa quais sejam suas preocupações e desejos de cuidados com o cabelo.
O óleo de jojoba é o líquido extraído das sementes da planta Simmondsia chinensis. O óleo natural é um ingrediente popular devido às suas inúmeras propriedades, é hidratante e repleto de vitaminas e minerais que são universalmente benéficos para cabelos saudáveis.
Quer melhorar a saúde do seu cabelo? Continue lendo para descobrir nove maneiras de usar o óleo de jojoba que pode ser um passo transformador na sua rotina de cuidados com os cabelos.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS: Acalma o couro cabeludo, repara as quebras, controla a caspa
QUEM DEVE USAR: Em geral, o óleo de jojoba hidrata e nutre todos os tipos de cabelo, mas é particularmente eficaz em cabelos cacheados e texturizados.
FUNCIONA BEM COM: Outros óleos hidratantes como argan, coco e moringa. Sem contra-indicações.
O óleo de jojoba é um pouco impróprio, pois na verdade é um éster de cera, não um óleo. Ghanima Abdullah, cosmetologista e especialista em cabelos, diz que essa diferença é o que confere algumas de suas propriedades úteis.
Ela diz que outro benefício é que o óleo de jojoba sai facilmente, então, se não der certo, você não ficará com uma bagunça semipermanente de qualquer maneira.
Pode hidratar o cabelo de dentro para fora: “É hidratante”, diz o químico cosmético Ginger King. Explica Abdullah, É leve, impermeável e assenta na superfície da haste capilar. Por isso, é perfeito para selar a umidade quando o cabelo e o couro cabeludo ainda estão úmidos após a lavagem.
Pode promover a espessura: o óleo de jojoba é rico em muitas vitaminas e minerais que promovem não apenas cabelos saudáveis, mas também a pele e as unhas, diz a cabeleireira Sally-Kate Duboux. Este óleo versátil contém vitaminas B e C e E, bem como cobre e zinco, tornando-o um torcedor natural para fortalecer nossas madeixas, promover a espessura e o crescimento e ajudar a prevenir a queda de cabelo.
Pode nutrir cachos: Quimicamente, o óleo de jojoba tem quase exatamente a mesma estrutura que o sebo humano. Isso o torna ideal para cabelos secos e cacheados, diz Abdullah. Com texturas crespas, é difícil nutrir o sebo para que chegue no meio do cabelo e muito menos nas pontas. Portanto, o óleo de jojoba pode substituir o sebo nesses casos.
Se você tende a ter muitos fios rebeldes e frizz, o óleo de jojoba pode domar suas madeixas. Por fazer um bom trabalho de vedação da umidade, o óleo de jojoba pode minimizar o frizz. O frizz é basicamente a forma do seu cabelo buscar a umidade do ambiente, já que não consegue de outra forma, diz Abdullah. É por isso que selar a umidade pode ser um passo tão importante na sua rotina de cuidados com o cabelo, especialmente se você for propenso ao frizz.
Pode manter o equilíbrio natural do couro cabeludo: devido às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, o óleo de jojoba não fará com que seu couro cabeludo produza mais ou menos óleo, então você pode esperar que ele hidrate o cabelo sem deixá-lo muito oleoso.
O óleo de jojoba pode ser um ótimo ponto de partida para quem procura uma solução natural para a caspa. Duboux diz que isso se deve em grande parte à sua capacidade de restaurar o equilíbrio natural do pH do couro cabeludo.
Um estudo envolvendo pessoas com caspa leve a moderada mostrou uma redução de quase 50% na descamação após a aplicação de óleo de jojoba no couro cabeludo duas vezes ao dia durante duas semanas.
Pode estimular o crescimento do cabelo: De acordo com Duboux, o óleo de jojoba não apenas hidrata o cabelo, mas dissolve a sujeira e o acúmulo em nosso couro cabeludo, ajudando a nutrir ainda mais os folículos capilares, promovendo um crescimento saudável.
Pode reparar os danos causados pelo calor e pelo penteado: a quebra e as pontas duplas ocorrem quando o nosso cabelo está danificado e quebradiço. O óleo de jojoba não penetra tão profundamente quanto outros óleos, então ele fica na cutícula externa de cada fio e pode ajudar a preencher quaisquer rachaduras.
Pode dar um belo brilho: Embora o óleo de jojoba seja um éster de cera, é bastante brilhante e confere um brilho bonito ao cabelo, diz Abdullah. E quem não ama isso?