Com o passar dos dias, o cabelo pode ficar com aspecto oleoso, mas vamos te ajudar a adiar isso e manter ele limpo por mais tempo. O cabelo é uma das partes do corpo mais importantes para algumas pessoas. Com a rotina diária, a correria, o trabalho e outros compromissos, há quem dedique apenas um dia ou o fim-de-semana à limpeza profunda.
Com o passar dos dias, a oleosidade e a sujeira acumuladas podem causar coceira e uma aparência desagradável do cabelo. No entanto, você pode recorrer a alguns métodos para mantê-lo limpo. A revista Vogue destaca várias dicas em seu site que ajudam os cabelos a ficarem limpos por mais tempo antes de lavá-los novamente.
Na hora de lavar o cabelo, é importante reservar um tempo para enxaguá-lo e lavá-lo muito bem para que fique completamente limpo. Isso deve ser feito com água morna, quase fria.
Na hora de dormir, a revista, que consultou a especialista Noelia Jiménez, aponta que o cabelo deve estar preso, pois solto tem mais chance de sujar. Da mesma forma, é importante que não entre em contato com o rosto, caso você tenha pele oleosa.
Escovar o cabelo à noite ajuda a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo e contribui para o seu fortalecimento, segundo a Vogue. Escová-lo do meio para as pontas é a opção recomendada para mantê-lo limpo por mais tempo. Se você escovar do couro cabeludo, o óleo encontrado pode se espalhar por todo o cabelo.
Um dos principais cuidados com a saúde capilar está relacionado ao banho. Quanto ao número de vezes que deve ser feito, depende de cada pessoa. No entanto, algo que os especialistas insistem é a temperatura em que o cabelo deve ser lavado.
“Usar água quente na hora de aplicar o shampoo pode desequilibrar o pH do couro cabeludo e também danificar a cutícula do cabelo . Se você não gosta de água fria, é sempre melhor lavar o cabelo com água morna”, disse o Dr. Madhuri Agarwal, fundador da clínica de estética Yavana, à revista Vogue.
Por sua vez, o site da marca especializada em cuidados com o cabelo Head and Shoulders acrescenta que “é preciso uma temperatura suficientemente alta para limpar a sujeira, mas não tão quente que cause irritação. Um pouco acima da temperatura corporal seria bom, em torno de 38°C. É o equilíbrio perfeito para manter o cabelo limpo e saudável e o couro cabeludo livre de irritações.”
A água deve estar a uma temperatura que permita remover a sujidade acumulada e limpar profundamente o couro cabeludo. “A água morna torna mais fácil para o shampoo remover óleo, sujeira e poeira que se acumulam e sujam o couro cabeludo”, acrescenta o site.
A Vogue ressalta que lavar o cabelo com água muito quente pode ressecá-lo. Recomenda-se usar água morna e no final usar água fria, como costuma ser feito em cabeleireiros. Este procedimento ajuda a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo.