Truques para te ajudar a escolher o melhor melão do mercado.
Com o aumento dos termômetros, alimentos e preparações hidratantes e refrescantes estão em alta. Uma das frutas que melhor cumpre essas funções é o melão, composto por 90% de água.
Também contém diversos minerais, como potássio e sódio, e é rico em vitamina C, o que mantém o sistema imunológico forte e favorece a absorção do ferro, a formação de colágeno e a cicatrização adequada de feridas.
>Descubra quais são os enormes benefícios de comer melão todos os dias
Mesmo com tudo, comer melão pode se tornar uma experiência desastrosa se não soubermos escolhê-lo corretamente. Por esse motivo, a Organização de Consumidores e Usuários (OCU) compartilhou algumas recomendações que nos ajudarão a escolher o melhor melão do mercado. São as seguintes:
Quando está na estação
O melão deve ser colhido em sua estação: entre o final de maio e o início de outubro. Essa opção é mais sustentável do que consumir produtos que precisam ser importados de outros países.
Tão importante quanto é selecionar os melões do verdureiro que estão no topo da pilha. Estes sofrem menos golpes e geralmente estão em melhores condições.
>Alivie a dor de cabeça com este suco milagroso de gengibre e melão
Sem firmeza e sem rachaduras
A falta de firmeza indica que já amadureceram demais ou que sofreram danos. Descarte aqueles com falhas, mas sem se preocupar com isso. E lembre-se que uma mancha mais clara não é um mau sinal: a fruta pode estar madura, mas só nessa área ela vai ficar mais clara porque foi lá que ela repousou no solo durante o cultivo.
Passe no teste de pressão
Outra forma de verificar a saúde de um melão é fazer um teste de pressão. Aperte pelas pontas: se estiver na ponta, a base cederá um pouco e a outra ponta ficará um pouco saliente.
>Descubra os benefícios da casca de melão para saúde e beleza
Olho na cor e no aroma
Verifique se o melão tem um cheiro fresco e se a sua cor é moderada, visto que os melões de um verde profundo ainda não estão maduros.
No entanto, caso você pegue um melão que ainda esteja um pouco curto, você pode amadurecê-lo em casa armazenando-o em um saco de papel junto com uma maçã ou banana em um ambiente fresco e seco.
>Melão hidrata, controla a fome, ajuda a eliminar toxinas e ainda desincha; conheça os tipos
Se você comprar por partes
A vantagem de comprá-lo ao meio ou a quatro é que a olho nu você verá se está maduro. A desvantagem é que ele pode perder frescor em comparação com um melão recém-cortado. Os pedaços cortados devem ser embrulhados ou embalados se for uma loja.
Por fim, os especialistas recomendam que, ao comê-lo, cortemos as duas pontas e separemos as sementes. E se sobrar, devemos guardá-lo na área menos fria da geladeira, bem tampado para não deixar cheiros.