Truques e dicas fáceis para limpar manchas de tapetes, sofás e tecidos

Se você não sabe por onde começar a limpar manchas, lembre-se desses truques

Truques e dicas fáceis para limpar manchas de tapetes, sofás e tecidos
Truques e dicas fáceis para limpar manchas de tapetes, sofás e tecidos – iStock

Boas dicas para limpar a casa são mais importantes hoje do que nunca, principalmente manchas. Agora que passamos mais tempo em casa, é conveniente cuidar dos tecidos e dos estofos. Assim você manterá uma boa higiene e tudo ficará arrumado. Se você não sabe por onde começar, lembre-se desses truques!

>>Truque com bicarbonato de sódio para limpar as grelhas do fogão

LIMPE O ESTOFADO DE SOFÁS E CADEIRAS

Manter o estofamento de sofás e cadeiras é um desafio que vale a pena. Você desfrutará de seus designs por mais tempo e sem perder um pouco de cor. Comece aspirando para remover a sujeira da superfície, como poeira. Quando terminar, dilua amônia em água e umedeça um pano limpo. Passe sobre a superfície de cima para baixo.

Desta forma estará eliminando as manchas superficiais e devolvendo a cor à tapeçaria. Além disso, outros pontos que passaram despercebidos serão revelados. Com um removedor de manchas específico para estofados você pode removê-los. Assim, as cadeiras e sofás vão recuperar a beleza perdida.

>>Os erros de limpeza mais comuns que fazem sua casa parecer suja

ELIMINAR MANCHAS DE TODO TIPO

As manchas são inimigas de qualquer superfície, mas principalmente dos têxteis. Se você não agir a tempo ou com a solução certa, talvez seja necessário jogar fora uma almofada ou edredom. Felizmente, existem diferentes produtos que você pode usar.

Um deles é o percarbonato de sódio, que limpa, desodoriza, clareia e remove manchas de forma natural. É muito útil aplicá-lo em sofás de tecido branco para restaurar seu brilho. Outro produto interessante é o sal, ideal para tirar manchas de gordura. Ao usá-lo, dissolva o mineral no suco de três limões. Aplique a mistura com um pano limpo, deixe agir e retire com bastante água.

Usando peróxido de hidrogênio, você pode remover manchas de sangue e suor dos tecidos de um sofá. Tente reduzi-lo com água para evitar que danifique os tecidos.

>>Mistura caseira para eliminar formigas da cozinha

TINTA, LAMA E OUTRAS MANCHAS

Remover essas manchas torna-se um desafio. Os de tinta, sem ir mais longe, são muito resistentes: é preciso levar em conta a base com a qual foi fabricado. Assim, se for água, este mesmo líquido é suficiente e esfregue para remover qualquer resto. Caso a base seja óleo, é aconselhável usar álcool dissolvido. Além disso, tente agir rapidamente para que a mancha não seque.

Os secos exigem mais trabalho para eliminar. Use um pouco de algodão umedecido com vinagre branco e esfregue vigorosamente, pois vai demorar um pouco para desaparecer. No entanto, o esforço terá valido a pena: não restará vestígios e o tecido estará em perfeitas condições.

Quanto à argila, basta usar amônia e vinagre diluídos em água. Antes de aplicar a mistura, esfregue com uma escova para remover os restos sólidos. Em seguida, use um pano limpo umedecido com a combinação acima e aplique diretamente.

>>Os erros de limpeza mais comuns que fazem sua casa parecer suja

Assim, mergulhe bem a área e esfregue por um tempo, pouco a pouco você verá como ele desaparece. Em seguida, coloque o tecido na máquina de lavar; Desta forma, você garante que não haverá nenhum descanso apreciável.

Então, estas dicas de manutenção rápida permitir-lhe-ão cuidar dos seus estofos e têxteis-lar. Tente lidar com as manchas no momento em que elas ocorrerem, caso contrário será muito mais difícil removê-las.

Além disso, lembre-se de que cada tecido tem suas peculiaridades e observe as instruções do fabricante. Exceder a temperatura pode trazer mais de um problema insolúvel!

Com essas dicas de limpeza doméstica você terá uma base suficiente para lidar com manchas e sujeiras do dia a dia. Arme-se com paciência e bons produtos para alcançar os melhores resultados!

>>3 benefícios incríveis de limpar a casa com hortelã que você não conhece