A máquina de lavar é um eletrodoméstico geralmente utilizado diariamente nas residências familiares. Considerando que funciona com água, tende a acumular umidade em seu interior, que depois é transferida para as roupas e dificulta a eliminação do odor. Portanto, limpar esse aparelho é fundamental para evitar esse tipo de transtorno.
O problema é que muitos não sabem que a máquina de lavar também exige certos cuidados para evitar o acúmulo de umidade. Ou seja, deve ser mantida para que funcione corretamente e as roupas estejam perfeitamente limpas e cheirosas.
Truque para que sua máquina de lavar não deixe roupas com cheiro de mofo:
Para limpar o interior da máquina de lavar, é necessário ativar a opção de autolavagem. Uma maneira de fazer isso corretamente é ler o manual de instruções do aparelho. Aqueles que não possuem a função de autolavagem devem inserir uma toalha velha e selecionar 60 graus de temperatura, colocando um pouco de sabão no local apropriado. Quando estiver em funcionamento, adicione meio litro de vinagre, selecionando a rotação para o mínimo.
Além desse truque, existem outras maneiras de manter a máquina de lavar limpa para que o cheiro de mofo não seja transferido para as roupas. Outra opção é a limpeza do tambor, pois geralmente acumula germes e bactérias nos cantos e bordas. Isso também é feito com uma lavagem a 60 graus usando duas pastilhas para lava-louças. Recomenda-se lavar sem roupas pelo menos uma vez por mês.
Também é muito importante limpar a borracha da porta, pois é o local onde mais se concentra a umidade. Uma opção é colocar guardanapos bem esticados e umedecidos com água sanitária em toda a superfície interna da borracha. Deixe descansar por cerca de vinte minutos para que as manchas de mofo amoleçam e depois limpe com uma gradinha.