Truque do Chrome que te impedirá de cair em golpes na internet.
Os golpes da Internet estão na ordem do dia e, sendo o Google Chrome o navegador mais usado no mundo, há um grande risco para muitas pessoas de serem vítimas deles. O Google está experimentando um pequeno truque que pode evitar esses tipos de boatos por conta própria: mostrar apenas nomes de domínio.
>Google Chrome está testando um novo recurso no navegador
Como podemos ler no The Verge , o Google tentará, em um pequeno grupo de usuários, mostrar apenas os nomes dos domínios na barra de endereço, em vez dos URLs completos. Esse recurso será testado na próxima versão do Chrome, 86, e o Google espera que possa proteger os usuários de certos golpes.
Este novo recurso só será testado em uma série de usuários aleatórios para ver se a mudança “ajuda os usuários a perceberem que estão visitando um site malicioso e os protege de ataques de phishing e engenharia social”.
>Google agora faz sua lição de casa com apenas uma foto pelo celular
Por padrão, o Google nos mostra o URL completo do site em que estamos. Destaque o domínio em branco e o resto do URL em cinza escuro. Esses problemas são as tiras de segurança mais básicas que temos e podem ser enganosos, pois os cibercriminosos costumam criar sites falsos que parecem reais exibindo URLs enganosos, baseados nos reais. Os usuários só precisam visitar esses URLs para serem vítimas de um golpe cibernético, como roubo de credencial.
Ao limitar o nome de domínio, os cibercriminosos não podem mais usar essa tática, pois o golpe torna-se muito mais óbvio. Na verdade, navegadores como o Safari atualmente fazem isso, seja por motivos estéticos ou de cibersegurança.
>Inteligência artificial: Novo aplicativo de fotos do Google tem muitas funções
Os usuários poderão escolher se desejam esse recurso ou não. Haverá uma opção para habilitar o URL completo, e também o Google manterá a capacidade de ver os URLs na barra de endereço simplesmente clicando nele. No entanto, esse recurso pode não chegar ao Google Chrome.
>Assistente do Google pode ler e responder mensagens – Veja como
Se isso acontecerá ou não, depende diretamente se os usuários respondem positivamente à medida. Se os usuários não perceberem mudanças substanciais ou se o Google não detectar uma melhoria, o recurso será descartado. Não está claro, por outro lado, se esta adição pode realmente prevenir ameaças potenciais de URLs maliciosos.
Vamos deixar dúvidas quando o Google Chrome 86 for lançado oficialmente. O Google não especificou se esta função será ativada por padrão ou se, ao contrário, os usuários terão que procurá-la. Embora provavelmente o primeiro aconteça.
>Descubra como liberar espaço na sua conta do Google com alguns passos