Trufas negras: trufas de chocolate com três ingredientes e com sabor extra.
As trufas de chocolate (ou trufas negras) vieram na festa do Natal de 1895. O responsável pela criação deste doce maravilhoso foi Louis Dufour, um chocolatier de Chambéry, na França.
Conhecedor da iguaria negra, Tuber Melanosporum, optou por dar o seu aspecto irregular, preto e áspero a um dos seus chocolates mais delicados. Para dar um bônus, ele simulou o solo de onde a trufa negra é extraída e polvilhou o cacau em pó.
O primeiro passo é esmagar 300 gramas de biscoitos. Se você quiser se divertir, pode fazê-lo manualmente ou com um rolo de massa, passando por cima deles. Outra forma mais rápida é o processador ou liquidificar.
A seguir, dos 300 gramas esmagados, retiramos 50 e deixamos apenas 250 Vamos guardar o resto para cobrir as trufas.
Em uma tigela misturamos os 250 gramas de biscoito processado, o doce de leite e o licor, mexendo tudo bem até que os ingredientes estejam unificados.
Para dar forma às trufas, pegamos uma colher grande como medida da porção e depois modelamos com as mãos. Uma vez obtida a bola, passamos para o 50 g. Que tínhamos reservado até que os tivéssemos bem cobertos e colocados em um prato ou prato.
Terminada a mistura, deixamos a fonte na geladeira por pelo menos uma hora, para que adquiram firmeza e frescor. Lembre-se de que o chocolate pode absorver o cheiro dos demais produtos que você tem na geladeira, por isso é sempre aconselhável cobrir as trufas.