O tronco de Natal também está se tornando uma sobremesa típica das festas natalinas, experimente prepará-la porque é mais fácil do que parece. A cobertura é de chocolate meio amargo e o recheio é de chantilly com crocante de amêndoas.
Da França vem a tradição do Bûche de Nöel, um bolo fino de enrolar com recheio e geralmente de chocolate por fora para se parecer com a aparência das achas que colocamos no fogo, daí o nome, Tora de Natal.
Embora à primeira vista pareça um doce complicado, não é. Primeiro preparamos a clássica massa de pão de ló, com cacau, e espalhamos em uma forma retangular para que fique bem fina. Depois de assado o bolo, recheamos com chantilly e crocanti de amêndoa, dos quais reservamos parte para a cobertura.
E para finalizar, cobrimos o fondant de chocolate com creme e espalhamos com um utensílio de cozinha muito prático, um pente de confeiteiro, para fazer listras por fora.
PARA O BOLO
O RECHEIO
PARA COBERTURA
Bata 3 ovos e 3 gemas com o açúcar. Em seguida, bata as 3 claras restantes e acrescente o açúcar mascavo. Adicione-os à mistura de ovos e açúcar e mexa cuidadosamente.
Adicione o cacau e a farinha peneirada. Misture bem e espalhe o preparado no prato forrado com papel vegetal. Asse por 6-7 minutos a 180ºC e deixe esfriar.
Monte o creme do recheio com varetas. Adicione o açúcar em forma de chuva e misture com movimentos envolventes. Em seguida, espalhe sobre o bolo.
Reserve um pouco de amêndoas para decorar o baú depois de pronto e distribua o restante por cima do chantilly para que fique igual em todos os lugares.
Enrole o bolo com a ajuda do papel vegetal para que mantenha a sua forma, apertando-o ligeiramente e tendo cuidado para não o partir. Retire o creme que sair.
Aqueça 110 g de creme de leite, acrescente o chocolate picado e mexa até derreter. Adicione o restante do creme e bata até obter um creme.
Passe uma camada de chocolate e, para dar um aspecto de tora, marque com um pente de bolo. Por fim, polvilhe com o crocanti reservado.
Para esta tora, que é semelhante ao nosso pão suíço tradicional, fazemos primeiro um bolo tipo genovês muito fino em uma forma retangular. Já para a massa é importante bater 3 ovos com 3 gemas e açúcar. As 3 claras restantes são montadas separadamente e adicionadas com açúcar mascavo. E deixa-se apenas 7 minutos no forno a 180º C.
Depois que o pão de ló esfria, recheia-se com o chantilly e os crocantes e para enrolar bem, sem quebrar, usamos papel manteiga.
Se queres pedir presentes para a tua cozinha, este ano não esqueça de colocar na lista um passador para decorar seus bolos, que vai ser óptimo para a farinha e o cacau que se juntam neste bolo e na maioria. Outra ferramenta menos conhecida é o pente para bolos, que permitirá dar acabamentos riscados às coberturas.
O crocante de amêndoa que tem recheio e cobertura pode ser comprado pronto ou, se tiver tempo e vontade, prepare em casa com umas boas amêndoas que são fritas em óleo, acrescentando açúcar depois. É divertido, porque depois você vai ter que picar também, mas o resultado vale a pena.