Três técnicas infalíveis para você conseguir cortar cebola e não chorar

Três técnicas infalíveis para você conseguir cortar cebola e não chorar
Três técnicas infalíveis para você conseguir cortar cebola e não chorar

Três técnicas infalíveis para você conseguir cortar cebola e não chorar.

A cebola é a base de muitas refeições, muitas receitas começam a refogar a cebola em uma panela com um pouco de óleo. Seu sabor é essencial para a gastronomia e ajuda a equilibrar os demais sabores.

Daí a sua caracterização como “Rainha da Cozinha”, a cebola permite destacar os restantes ingredientes e confere carácter a todas as preparações que a integram.

>Cebolas em conserva: um toque de sabor a suas comidas e saladas

Quando falamos em sabor, referimo-nos não só ao sabor, mas também ao aroma, à textura e ao aspecto, qualidades que um preparado com cebola tende a realçar graças à sua intensidade.

Depois de ter testado mais de dez técnicas no laboratório de Kitchen Enthusiasts (métodos diferentes para cortar cebola e não chorar), concluímos as três melhores e vamos falar sobre elas.

>A razão pela qual você nunca deve manter batatas e cebolas juntas

Por que a cebola nos faz chorar?

O primeiro passo para cortar cebola sem chorar é entender por que isso acontece. É muito simples, a cebola ao crescer absorve o enxofre da terra, este é um elemento químico que se encontra na natureza de forma livre e em grandes quantidades pode ser perigoso para o homem.

Assim, toda vez que cortamos uma cebola, essas partículas de enxofre são liberadas e entram em contato com o ar e se dispersam chegando aos olhos, nariz e boca , momento em que a absorvemos e nosso corpo reage através dos dutos lacrimais e da mucosa a se defendem, causando irritação e lágrimas.

O segredo para não chorar é saber como bloquear essas partículas e evitar o mínimo de contato possível.

>Receita de anéis de cebola muito crocantes e fáceis de fazer

Técnicas infalíveis para cortar cebola e não chorar

1. Congelar a cebola

Basta colocar a cebola no congelador por 15 minutos pode fazer uma grande diferença. Os ácidos que normalmente são liberados serão reduzidos e não serão capazes de atingir nosso corpo facilmente.

Claro que é preciso picar rapidamente e cozinhá-la , pois quando a cebola entrar em contato com a temperatura ambiente vai aos poucos começar a liberar seus gases nocivos aos olhos!

>Pãezinhos de cebola e orégano: a receita ideal para qualquer dia

2. Água

Outra técnica que tem ótimos resultados é descascar a cebola, cortá-la ao meio e colocá-la em um recipiente com água fria por cerca de 5 minutos.

Como o congelador, água fria neutraliza os seus enzimas e, por sua vez, as partículas que saem vai fazer assim sob a água.

Quando tirarmos a cebola da água e começarmos a trabalhar com ela, ela já terá liberado grande parte do ácido e o impacto será mais suave.

>Hidratação capilar de babosa e cebola para prevenir a queda de cabelo

3. Faca afiada, boa técnica e boa ventilação.

E, finalmente, quanto menos tempo passarmos em contato com a cebola, melhor.

Portanto, se a nossa faca estiver afiada e conseguirmos uma prática boa, segura e rápida de cortar a cebola e a isso adicionarmos uma boa ventilação na nossa cozinha, com certeza reduziremos consideravelmente o efeito da irritação.

4. DICA EXTRA

Usar óculos, óculos de proteção, snorkel ou qualquer outra coisa para bloquear os olhos é meia solução, já que o ácido liberado pela cebola também entra pela boca.

Colocar algo em nossos olhos só vai bloquear o efeito da cebola e se não formos rápidos, vamos acabar chorando de qualquer maneira.

>Pastel de cebola e queijo: uma receita muito fácil de saborear em casa