Três ingredientes naturais para fazer o cabelo crescer mais rápido

Para manter o cabelo saudável, brilhante e forte, é importante usar alguns ingredientes naturais

Para manter o cabelo saudável, brilhante e forte, também é importante usar alguns ingredientes naturais, assim ele poderá crescer mais rápido. Muitas pessoas procuram receitas e tratamentos para fazer o cabelo crescer mais rápido, pois cuidar dele é um hábito importante para mulheres e homens, e em muitas ocasiões acredita-se que são necessários grandes esforços, mas na realidade não é.

Quanto ao crescimento, o Dr. Sergio Vañó, dermatologista e tricologista, coordenador da Unidade de Estudos de Tricologia e Alopecia do Hospital Ramón y Cajal (Madrid), explicou que “a média de crescimento do cabelo no couro cabeludo é de aproximadamente 11,4 cm por mês, uma média de 0,4 mm por dia. E o faz mais rápido entre os 16 e os 46 anos, diminuindo nitidamente a partir dos 50. Esta velocidade de crescimento é influenciada por múltiplos fatores: genéticos, hormonais, nutricionais e até sazonais, já que tanto homens como mulheres têm um ciclo anual do cabelo com a maior queda no outono”.

Dito isso, o portal Delirious Kitchen revelou três ingredientes naturais que ajudam no crescimento do cabelo, mas antes de aplicar uma máscara caseira é importante que a pessoa tenha claro se o cabelo está seco ou oleoso e se é bom aplicar a máscara, mas se você não conhece um especialista pode ajudá-lo a identificar o tipo de cabelo.

Assim, uma raiz de gengibre, uma colher de mel e uma colher de óleo de coco devem ser misturadas no liquidificador. Em seguida, quando se obtém uma pasta homogênea, aplica-se nos cabelos úmidos e deixa-se agir por 40 minutos, mas em caso de cabelos sensíveis, recomenda-se deixar a mistura agir por apenas 15 ou no máximo 20 minutos e repetir o processo uma semana para observar os resultados.

Por fim, a máscara deve ser retirada com água morna, que não ultrapasse os 36ºC e finalizar a lavagem com água fria, para fechar e selar as cutículas e assim obter mais brilho.

Em relação à secagem, os especialistas recomendam que o cabelo nunca seja esfregado quando estiver molhado, pois é muito mais sensível e propenso a quebra, e a cutícula se abre e enrola. O ideal é usar uma toalha de microfibra, e enrolar o cabelo para que ele absorva a umidade.

Porém, se for utilizado secador, é recomendado que esteja sempre em temperatura média, mas antes é importante que a pessoa aplique um protetor térmico para proteger os cabelos do calor.

Na mesma linha, existem diferentes vitaminas que ajudam no cuidado do cabelo, como a tiamina ou vitamina B1, vitamina B2 ou riboflavina, vitamina B3 ou niacina, vitamina B5 ou ácido pantotênico, vitamina B6 ou também conhecida como piridoxina, vitamina B7 ou biotina, vitamina B9 ou ácido fólico, ou B12 ou cobalamina.

Da mesma forma, de acordo com a Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos dedicada à prática clínica, educação e pesquisa, existem outras dicas para cuidar dos cabelos, como:

  1. Seja gentil com o cabelo e use um desembaraçador e evite puxar ao escovar e pentear o cabelo, especialmente se estiver molhado. Com um pente de dentes largos, os puxões de cabelo podem ser evitados.
  2. Evite tratamentos agressivos, como bobes quentes, chapinhas, tratamentos com óleo quente e permanentes.
  3. Limite a tensão no cabelo dos estilos em que são usados ​​elásticos, presilhas e tranças.
  4. Proteja o cabelo da luz solar e de outras fontes de luz ultravioleta.
  5. Parar de fumar, pois alguns estudos mostraram uma relação entre tabagismo e calvície entre os homens.